Cotidiano

Furacão Newton deixa 140 mil pessoas sem eletricidade no México

201609070638146126_AFP.jpg CIDADE DO MÉXICO ? O furacão Newton atingiu o México nesta quarta-feira com ventos e chuvas fortes, deixando ao menos duas pessoas mortas e outras três desaparecidas. Mais de 140 mil pessoas ficaram sem eletricidade e turistas se assustaram na conhecida região de Los Cabos.Cerca de 1,5 mil pessoas deixaram suas casas para se refugiar em 17 hotéis e as aulas foram suspensas nas escolas.

As vítimas fatais faziam parte da tripulação de um barco pesqueiro que naufragou na península afetada pelo furacão. Os outros três desaparecidos viajavam também na embarcação.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA afirmou que o Newton tocou a terrra com força de categoria 1, com ventos máximos de 150 quilômetros por hora que, mais tarde, baixaram a 120 quilômetros por hora em direção ao Norte. As principais linhas aéreas cancelaram seus voos na região e os portos foram fechados.

O furacão deixou ruas inundadas e causou a queda de árvores, postes de luz e placas, provocando cortes de energia. Autoridades afirmaram que, inicialmente, a falta de eletricidade atingiu 142.373 pessoas, mas a situação já voltou ao normal para 37.183 delas. Os telefones celulares e a internet continuaram a funcionar normalmente.

Em um hotel de San José del Cabo, destino turístico muito procurado por turistas americanos, um casal dormou no saguão porque sentiu medo de permanecer no seu quarto.

? O quarto se movia como se fosse um terremoto de 6 graus ? disse Reina Torres, que esparava os ventos se normalizarem junto com o seu marido.