Cotidiano

Frota de veículos de Cascavel aumenta 3% em 2017

Em um ano Cascavel teve aumento de 6.397 veículos na frota na cidade. De acordo com dados do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) até 2016, circulavam pelas ruas 215.087 veículos e já no do ano passado o número subiu para 221.484, o que representa crescimento de 3%.

Apesar do planejamento e investimentos viários, o crescimento de motos, carros, caminhonetes e tantos outros meios de locomoção, nunca será compatível com o cenário das cidades.

Para isso, a alternativa é investir em ações que possam garantir um trânsito adequado e seguro. Embora Cascavel apresente um aumento da frota significativo, o fator positivo é que mesmo assim o número de acidentes de trânsito reduziu em pouco menos de 10%.

“Em relação aos óbitos em 2016 foram 26 e já no ano passado, caíram para 22”, afirma o gerente da divisão de fiscalização de trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Trânsito) de Cascavel, Alex Sandro Vitório.

Ações realizadas

Ele atribui esse resultado a uma série de ações realizadas pela companhia. “O próprio endurecimento da lei, com muitas mais caras, reduziu acidentes de trânsito. No ano passado também intensificamos ações com uso de etilômetros e todo o trabalho de fiscalização e educação no trânsito foi reforçado”, ressalta Vitório ao lembrar que 180 motoristas foram abordados por embriaguez.

Diante do aumento da frota, o gerente lembra dicas para melhorias no trânsito. “Nunca estamos preparados para um aumento significativo do trânsito, por isso, alternativas como ciclovias e no transporte coletivo são apresentadas”.

Emplacamentos

Em relação ao número de emplacamentos, Cascavel teve aumento de 7% ao se considerar que em 2016 foram emplacados 5.611 veículos e já no ano passado o número subiu para 5.998.