Cotidiano

Fronteira: até prefeitura adere a greve geral em Cidade do Leste nesta terça

A previsão da reabertura da Ponte da Amizade não foi alterada

Fronteira: até prefeitura adere a greve geral em Cidade do Leste nesta terça

Cidade do Leste – O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, decretou a prorrogação da fase 4 da quarentena inteligente para todo o país, com exceção dos departamentos e dos municípios que ainda se encontram em outras fases. Porém, a previsão da reabertura da Ponte da Amizade não foi alterada.

Para o diretor de Vigilância Sanitária do Paraguai, o protocolo de abertura gradativa da Ponte da Amizade é viável ao se observar que Cidade do Leste e Foz de Iguaçu “apresentam risco semelhante”.

Um grande protesto está previsto para esta terça-feira. Até a Prefeitura de Cidade do Leste vai aderir à paralisação, convocada por caminhoneiros na semana passada. A principal reivindicação é a abertura da fronteira com o Brasil, fechada desde 18 de março.

Enquanto as autoridades do governo central do Paraguai não encontram uma alternativa para reabrir a Ponte da Amizade, trabalhadores, empresários e líderes sindicais preparam um novo protesto para hoje. Desta vez, líderes do movimento apostam na participação de milhares de pessoas “porque ninguém mais suporta o desemprego, o fechamento de lojas e os prejuízos, enquanto o governo central continua falando em delivery e abertura lenta e gradual”.

O prefeito Miguel Prieto determinou o fechamento da Prefeitura de Cidade do Leste enquanto a ponte não for reaberta. A ideia é paralisar toda a cidade e também a zona primária, impedindo a entrada de caminhões com carga, únicos com entrada e saída autorizada nos últimos seis meses.

“O povo já está com fome, não podemos esperar”, afirma Miguel Prieto.

As autoridades de saúde, que antes eram radicalmente contra a reabertura da ponte, começaram a mudar de ideia. “Quando o risco é muito semelhante entre um lado e outro da fronteira, o fechamento não faz sentido. Mas, quando o risco é maior de um lado da fronteira, na comparação, faz sentido fechar as fronteiras”, explicou o diretor de Vigilância Sanitária, Guillermo Sequera.

Ele diz que, neste momento, é possível falar de uma “abertura escalonada”, por isso a Saúde desenvolveu um protocolo para um possível cordão sanitário e outras medidas de controle para evitar aumento de infecções.

Avanços

O Poder Executivo se reuniu última sexta-feira (18) com o governador de Alto Paraná e os prefeitos dos principais municípios da área de influência da fronteira com o Brasil. O objetivo foi firmar um protocolo para negociar com o Brasil a abertura gradativa e o reinício das atividades comerciais.

Nova reunião está marcada para hoje, com a presença de autoridades do município, do estado e do governo central paraguaios. A reunião ocorrerá mesmo com o protesto.

Delivery

A Chancelaria Nacional assinou na última quarta (16) acordo com o Brasil para a instalação de “corredores logísticos”, ou seja, espaços físicos que permitam aos cidadãos de cada país retirarem as compras realizadas anteriormente pela internet.

Esses centros abrigarão compras de até US$ 500, que serão feitas por meios remotos. Também será estabelecida uma agenda para sua retirada para evitar aglomerações. A previsão é de que os centros estejam operando até o fim deste mês, mas a medida não agradou os comerciantes, que acreditam que apenas a reabertura da Ponte da Amizade poderá ajudar a aquecer a economia da região.

Manifestações vão parar tudo

Os sindicatos de transportes de Cidade do Leste anunciaram que vão bloquear a passagem de cargas de importação e exportação pela aduana até conseguirem uma promessa do governo para reabrir a fronteira para o turismo de compra.

Segundo o jornal ABC Color, 3 mil transportadores (taxistas, mototaxistas e de transporte alternativo) foram afetados pelo fechamento da Ponte da Amizade, além de 2 mil vendedores ambulantes.

O presidente do sindicato dos taxistas, Gustavo Espínola, garantiu que a passagem será interrompida por tempo indefinido. “Pedimos a reabertura da ponte com todos os protocolos sanitários. Não é uma reivindicação só do setor de transporte, mas da maioria dos moradores de Ciudad del Este”, explicou. “O governo (…) tem que adotar medidas urgentes, porque a economia está em declive”, concluiu.

Governo do Paraguai aprova protocolo para abertura gradual da ponte

Foz do Iguaçu – O presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, aprovou o protocolo de abertura da Ponte da Amizade para o turismo de compras, com o objetivo de reativar a economia do Alto Paraná, departamento cuja a capital é Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu. Caberá aos dirigentes de ambos os países definir a data de entrada em vigor do referido protocolo. As informações são do Portal da Cidade Foz do Iguaçu com ABC Color.

Autoridades do Poder Executivo anunciaram nessa segunda-feira (21) que o presidente aprovou o protocolo de abertura gradual da Ponte da Amizade para fins comerciais. A abertura ocorrerá quando os dois presidentes – Jair Bolsonaro, pelo Brasil, e Abdo Benítez, pelo Paraguai – conversarem e definirem uma data.

O chanceler nacional, Antonio Rivas, indicou que, assim que os dois presidentes se comunicarem e chegarem a um acordo, será anunciada a data da reabertura da ponte. Ele anunciou que já está trabalhando no agendamento de uma reunião entre as duas autoridades para definir a data de abertura o mais rápido possível.

Por sua vez, Ángeles Arriola, diretor da Direção-Geral de Migração, comentou que, nesta terça-feira (22), eles irão a Cidade do Leste para socializar os termos estabelecidos no protocolo para a abertura gradual das fronteiras.

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, referiu que o principal objetivo deste protocolo é restaurar o turismo de compras e a reativação econômica da região. Ele destacou que se realiza um trabalho interinstitucional com as Migrações e outros órgãos do Estado, entre eles o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Salientou que se pretende uma reativação comercial, mas para tal será necessária a aplicação estrita do protocolo a cada negócio da área.

Um protocolo semelhante será implementado em outras áreas de fronteira e serão feitos trabalhos com as autoridades de cada localidade para estabelecer as condições, de acordo com o Diretor de Migração.

Parte do que está estabelecido no protocolo é que os turistas terão acesso à rua do Governo do Alto Paraná. “Seria para contornar e cercar tudo isso”, disse ele. Ele comentou que até lá o acesso a todos os compradores será permitido. Além disso, serão estabelecidos controles nas saídas de Hernandarias e Presidente Franco, para reforço da “cerca” comercial.

Na reunião de terça com o prefeito de Ciudad del Este, o governador, as autoridades sanitárias da região, além de membros das câmaras de comércio, serão anunciados mais detalhes do protocolo, conforme anunciado.

Na semana passada, o diretor de Migração deu detalhes do protocolo para a abertura gradual e parcial da fronteira com o Brasil, por meio da Ponte da Amizade. Segundo ele, haverá um cronograma provisório de compras: as pessoas poderão entrar das 5h às 10h e terão até as 18h para sair.

Além disso, será controlado que os compradores não circulem de cidade em cidade e que se pernoitam, as Migrações devem saber onde essas pessoas estão especificamente localizadas.

Fonte: Portal da Cidade Foz do Iguaçu com ABC Color


Profissionais do turismo de Puerto Iguazú clamam por socorro

 

Centenas de profissionais do turismo participaram na manhã dessa segunda-feira de uma marcha em Puerto Iguazú, fronteira da Argentina com Foz do Iguaçu, para chamar a atenção do governo local para a dificuldade que o setor vem enfrentando devido às medidas para conter a pandemia. Realizado simultaneamente em 16 cidades argentinas, o protesto envolveu agentes de viagem e guias de turismo.

Os manifestantes se concentraram no Marco das 3 Fronteiras. Com bandeiras da Argentina e faixas, anunciavam: “Salvemos a Iguazú, Salvemos al turismo”.

Os trabalhadores reivindicam a volta dos voos domésticos no país, a flexibilização dos bloqueios realizados em rodovias nacionais, que dificultam a circulação de pessoas, além de medidas para reativar o setor, um dos mais prejudicados pela pandemia.

O prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Fillipa, e proprietários de agências participaram do protesto.

O turismo argentino está praticamente parado desde março, quando foi decretada a quarentena pelo governo. Apesar de ter sido reaberto em julho, o Parque Nacional del Iguazú opera com número restrito de visitantes, e o aeroporto local continua sem voos, ou seja, sem receber turistas de outros países.

Em Puerto Iguazú, de 300 a 400 guias sobrevivem do turismo, além de funcionários de hotéis e restaurantes. Esse foi o terceiro protesto realizado pelo setor neste ano.