Cotidiano

Frio: Ginásio do Creas volta oferecer abrigo aos moradores de rua

Frio chega com força nesta terça-feira (17)

Frio: Ginásio do Creas volta oferecer abrigo aos moradores de rua

 

Cascavel – A mesma ação realizada no rigoroso do inverno de 2021 e que “deu certo” volta acontecer este ano em Cascavel. A Secretaria Municipal de Assistência Social reabriu na noite de ontem (16) o Ginásio de Esportes do Creas, localizado na Rua Luciano Corrêa de Siqueira, 224, no Bairro Coqueiral, para os moradores de rua, já que as temperaturas voltaram a cair desde o fim de semana. A partir desta terça-feira (17) a previsão é de ainda mais frio, devido a chegada de uma nova frente fria no Paraná.

O ginásio foi transformado em alojamento ação até o próximo fim da semana. Ao todo, são 50 colchões disponíveis para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e também haverá casinhas para acolher os animais de estimação dos moradores de ruas, ou seja, ninguém ficará desassistido. Para a próxima semana as ações ainda serão avaliadas.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, a alimentação das pessoas será no Centro Pop, no Bairro Coqueiral mesmo. O Serviço de Abordagem Social percorrerá as ruas durante a noite em busca da população de rua, oferecendo estrutura mais confortável para o abrigo durante o frio e encaminhar as pessoas para o alojamento estruturado no ginásio.

Hudson reforçou ainda que qualquer pessoa que encontrar uma pessoa em situação de vulnerabilidade, passando frio, também pode ajudar neste trabalho. Para isso, pode acionar a equipe de Abordagem Social, por meio do telefone (45) 98431-6376, e nesse caso, os servidores vão até o local e encaminham a pessoa ao Centro Pop, onde há um atendimento técnico, alimentação, higiene e depois do atendido as pessoas são encaminhadas padra o acolhimento.
Além deste trabalho que é agora para ajudar a atender a demanda, o secretário lembrou que o Município conta ainda com os serviços oferecidos pela a Casa Pop e o Albergue Noturno, que possuem 50 vagas cada um, todos os dias, para prestar o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nestes locais, as pessoas em situação de rua recebem toda assistência da equipe com alimentação, roupas, cobertas e um local protegido para dormir e driblar o frio.

 

Queda nas temperaturas

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou, ontem (16), a chegada de uma massa de ar polar no estado que derrubará as temperaturas, já a partir desta terça. De acordo a previsão do Simepar, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros. Além disso, existe alerta para a ocorrência de geada, mas sem condições favoráveis para a neve, com expectativa de zero grau no extremo Sul do Estado.

Segundo os dados meteorológicos do Simepar, em Cascavel, a mínima para esta terça-feira (17) é de 2º graus de mínima e de máxima de 13º. Já na quarta-feira (18) a temperatura deve variar entre 4º e 9º e na quinta-feira (19) de 8º a 14º. O frio maior é no período da noite.

Conforme o Simepar, nos próximos dias em todo o Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do Estado, com sensação térmica ainda mais baixa. O meteorologista Lizandro Jacóbsen, destacou que os indicadores apontam para a ocorrência de chuva congelada na divisa com Santa Catarina devido à garoa, formada por um tipo de granizo bem pequeno.

 

Incidência de geadas

Previstas em vários pontos do Estado, as geadas ocorrem com intensidade fraca a moderada de acordo com a região, exceto no Litoral. Com o fenômeno, na cafeicultura recomenda-se o enterrio de mudas. Hortaliças, leguminosas, árvores frutíferas tropicais recém-plantadas e demais culturas sensíveis devem ser protegidas com aquecimento, irrigação ou cobertura, enquanto granjas de aves e suínos precisam ser aquecidas.

A Defesa Civil do Estado alertou para a necessidade de medidas de proteção voltadas à população mais vulnerável, como aquela que vive nas ruas. A rede de serviços públicos que atua nestas ações, que envolve as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Agricultura, entre outras, e o Corpo de Bombeiros, já foi acionada.

A população em geral também pode receber alertas sobre eventos climáticos extremos, de acordo com a região. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP do local de residência. O IDR-Paraná oferece o serviço Alerta Geada por meio de diversos canais, pelas redes sociais oficiais e pelo Disque Geada (43) 3391-4500.

Crédito: Valdelino Pontes