Cotidiano

Freixo lança candidatura e defende aumento de IPTU para imóveis vazios

Marcelo FreixoRIO ? No dia em que teve sua candidatura à prefeitura do Rio oficializada pelo PSOL, o deputado estadual Marcelo Freixo defendeu o aumento da cobrança de IPTU nos imóveis vazios da cidade. Segundo ele, a administração municipal deve desestimular a existência de casas e apartamentos ociosos, com o objetivo de aumentar a oferta e, assim, forçar a redução do valor cobrado pelos aluguéis.

? Você tem um elemento de valorização do imóvel vazio, hoje, que encarece a cidade. O imóvel vazio tem que ser desestimulado pela prefeitura. Vários liugares do mundo fazem isso. Antes que me acusem e digam que é a Venezuela, não: Paris e Nova York fazem isso. O IPTU deixaria de aumentar quando o imóvel é alugado, porque ele garante sua função social ? argumentou,

Freixo afirmou que o Rio se tornou uma cidade ?cara? e, além dos imóveis, citou o preço dos alimentos e das passagens. Em relação à mobilidade urbana, o candidato defende que os custos das empresas de ônibus sejam transparentes, para que a composição do valor da passagem seja conhecida; já em relação ao preço dos alimentos, ele propôs incentivos para produtores agrícolas da Zona Oeste.

Sem citar o nome do adversário, Freixo criticou a proposta de armar a Guarda Municipal, defendida pelo candidato do PMDB, Pedro Paulo. O deputado do PSOL defendeu ainda investimentos em saneamento básico, o que, segundo ele, pode também ser uma forma de empregar a mão de obra da construção civil que ficará desempregada com o fim das grandes obras na cidade.

Freixo citou ainda a grave situação financeira do estado e fez a ressalva de que o quadro na prefeitura é diferente. Segundo o candidato do PSOL, o ?Rio não é, hoje, uma cidade maravilhosa, mas um maravilhoso cenário para uma cidade?.

? O estado não está quebrado por causa da queda do preço do petróleo. Está quebrado por um processo de endividamento feito pelo PMDB. Tem responsável essa crise. Acho curioso que o prefeito está muito preocupado com o presidente de alguns países da América do Sul, mas ele governa do lado do Cabral, do Pezão, do Picciani, Eduardo Cunha. Devia estar mais preocupado com isso do que com presidente de lugares distantes – afirmou, em referência ao fato de Paes ter dito que Freixo tem simpatia pelas ideias implementadas pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.