Cotidiano

Freixo faz acusações a Crivella, que se esquiva de temas polêmicos

candidatos3.jpgRIO – Ato final de uma campanha que será lembrada pela intensa troca de acusações entre os candidatos, o debate da TV Globo, na noite desta sexta-feira, serviu de palco para que Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) adotassem estratégias distintas. Enquanto o candidato do PSOL buscou confrontar o adversário com temas incômodos, o senador, que tem 17 pontos percentuais de vantagem nas intenções de voto, de acordo com a pesquisa Ibope mais recente, escapou das questões e trocou de assunto abordando propostas para áreas diversas.

Eleições Rio

Logo na primeira questão, Freixo lembrou uma frase de Crivella em que ele afirmou que as mulheres deveriam obedecer mais aos homens. O candidato do PRB citou o longo casamento na resposta e, se dirigindo às mulheres, citou sua proposta para a construção de creches, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Em outro momento, Freixo afirmou que o adversário era ?herdeiro político da Igreja Universal? e pediu a ele que explicasse o ?projeto político? da igreja. Crivella afirmou que o oponente tinha ?obsessão? pelo tema e, falando aos eleitores da Zona Oeste, listou problemas como a falta de saneamento, o transporte de má qualidade e a fila para exames nos hospitais. Na réplica, Freixo voltou a tratar de religião:

? Não consegui te perguntar isso porque você faltou a todos os debates, Sua igreja tem projeto de poder. Quase todos os deputados são bispos. Você desconsidera outras religiões, disse que católicos eram demoníacos ? afirmou Freixo, em referência a um livro escrito por Crivella.

O candidato do PRB falou rapidamente do assunto e mudou o tema.

? Não existe nenhum projeto de poder de igreja nenhuma. Quero voltar ao tema que interessa. Você (telespectador) não quer saber de religião, quer saber de emprego.

No fim do primeiro bloco, Crivella perguntou a Freixo sobre política de defesa para animais, tema que passou ao largo de todo o processo eleitoral. Após a resposta em que citou iniciativas como política de castração e estímulo de feiras de adoção, o candidato do PRB alfinetou o oponente.

? Olha só, quando o Freixo trata de propostas, ele fica encantador. Falou tudo que tem que ser feito no Rio de Janeiro. Foi tão brilhante, sem ofensas. E cuidando dos animais.

Freixo rebateu:

? Agora, você vem com essa voz mansa, cordial, mas você não é quem quer aparentar no debate. Sua campanha nesse segundo turno foi suja.

De acordo com a pesquisa Ibope mais recente, divulgada na quinta-feira, Crivella tem 46% das intenções de voto, enquanto Freixo aparece com 29%. Brancos e nulos somavam 22%, enquanto 3% dos eleitores não souberam responder.

Crivella só confirmou sua participação cerca de três horas antes do início do debate, por meio de uma postagem em sua página no Facebook. Na quinta-feira, após comício na Cinelândia, ele havia ficado calado ao ser perguntado se iria ou não à TV Globo. O candidato do PRB não participou das sabatinas do jornal O GLOBO, da Rádio CBN e do ?RJ-TV?. Sem saber se o adversário iria, Freixo treinou para o embate direto e também para uma eventual entrevista sozinho, formato que seria adotado caso o candidato do PRB não aparecesse.

Cada candidato teve direito a ter dois assessores no palco do estúdio, com quem podem conversar durante os intervalos. Cada candidato teve direito a 50 convidados. A divisão respeitou o lado em que cada cada um dos aspirantes à prefeitura ficou no estúdio. Freixo estava acompanhado da mulher, Priscilla Soares, e dos dois filhos, Isadora e João Pedro. Também estiveram na plateia, a convite do candidato do PSOL, o ator Gregório Duvivier, a atriz Maria Ribeiro, parlamentares do partido, como os deputados federais Gláuber Braga e Chico Alencar, o deputado estadual Eliomar Coelho, e os vereadores eleitos Tarcísio Motta e Marielle Franco. A economista Laura Carvalho, professora da USP e cotada para integrar um eventual governo, e o jornalista José Trajano também estavam presentes.

Já Crivella estava acompanhado do deputado federal Indio da Costa (PSD-RJ), candidato derrotado à prefeitura e cotado para ocupar uma cargo em um eventual governo. Segundo aliados, Crivella tem se mostrado encantado com Indio. Entre os apoiadores de Crivella neste debate também estava o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), muito próximo ao pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus responsável por ataques contra Freixo nas redes sociais. (Fernanda Krakovics, Gustavo Schmitt, Miguel Caballero, Marco Grillo e Ruben Berta)