Cotidiano

Foz vai receber simpósio sobre gestão de resíduos

Objetivo é discutir os avanços do conhecimento na área de gestão, tratamento e uso desses resíduos como fertilizante

Foz – Toneladas de resíduos são geradas todos os anos nas atividades da agroindústria e agropecuária. Além do impacto ambiental, o descarte inadequado desse material pode representar um imenso desperdício de matéria-prima. Os dejetos animais, por exemplo, podem ser transformados em biogás e biofertilizante. Já cinzas de cascas de arroz podem ser utilizadas na fabricação de tijolos. 

Para discutir os avanços do conhecimento na área de gestão, tratamento e uso desses resíduos como fertilizante, entre os dias 9 e 11 de maio será realizada em Foz do Iguaçu a quinta edição do Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais.

O evento é bianual e promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial. O simpósio conta ainda com o apoio da Embrapa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do  e do CNPq.

De acordo com um dos membros da comissão organizadora, o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, o Sigera busca internalizar a cultura de manejo dos resíduos agropecuários e agroindustriais na ciência brasileira e internacional, além de sensibilizar a sociedade para a importância do tema.