Cotidiano

Foz inova no tratamento de resíduos

A ampliação prevê ainda receber resíduos sólidos por mais 19 anos, com capacidade de operar aproximadamente 11 mil toneladas de lixo por mês

Foz – Enquanto muitos municípios brasileiros buscam alternativas viáveis para ocupação de solos com áreas disponíveis e maneiras de tratar o lixo urbano, Foz do Iguaçu se tornou referência no Estado na correta destinação final. Por meio de contrato licenciado, a Vital Engenharia é a empresa responsável desde 2001 em coletar, tratar e destinar todo resíduo sólido da cidade. Além do trabalho convencional de separação dos resíduos, a empresa realiza o tratamento de gás queimado, o que torna 20 vezes menos poluente todo gás gerado no lixo. 

A novidade é que o município passa a contar com uma nova área do aterro ampliada, compreendendo cerca de 80 mil metros quadrados todo espaço destinado a receber os resíduos sólidos de Foz do Iguaçu. O terreno que atualmente funciona o aterro vai deixar de operar, recebendo argila e plantio de grama. Uma área anexa foi preparada para passar a funcionar nos próximos dias. A inauguração desse novo espaço marca um avanço na questão de tratamento de resíduos sólidos em Foz do Iguaçu.

Recepção por 19 anos

A ampliação prevê ainda receber resíduos sólidos por mais 19 anos, com capacidade de operar aproximadamente 11 mil toneladas de lixo por mês, que será separado, processado, passado por tratamento e tendo correta destinação final, sem agredir e poluir o meio ambiente. A nova área passa a funcionar com geomembrana, uma forma de manta que fica entre parte interna e externa do solo, operando como um isolante do chorume, evitando que a decomposição da matéria orgânica infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos.