Cotidiano

Foz estimula usuários ao hábito da leitura

Caso a iniciativa dê certo, a intenção é levar os livros também às unidades de saúde de todo o município

Foz – Andar de ônibus está desde ontem mais instrutivo  e divertido em Foz do Iguaçu. É que os carros do transporte coletivo urbano receberam bolsas do projeto Roda Livro, mantido pela Fundação Cultural e parceiros. Caso a iniciativa dê certo, a intenção é levar os livros também às unidades de saúde de todo o município.

“Algumas viagens são demoradas. Do Centro da cidade para alguns bairros, é de 30 a 40 minutos e às vezes mais. Este tempo pode ser aproveitado com uma boa leitura. E, um livro puxa outro. Essa é a ideia, incentivar a leitura e, com os exemplares nos ônibus, tornar isso mais acessível”, comenta a diretora-presidente da Fundação Cultural, Arinha Rocha ao lembrar que a iniciativa, ainda em fase de testes, é espelhada em ações de outras cidades como a de Curitiba, onde livros são disponibilizados em algumas estações-tubos.

Entre doações e parte do acervo da Biblioteca Municipal, com exemplares duplicados, serão disponibilizados nove mil títulos aos usuários do transporte público. Há opções de clássicos da literatura brasileira e estrangeira, infanto-juvenil, romance, ficção, autoajuda, poesia, revistas e histórias em quadrinhos. Um deles também traz a história da passagem do aviador Santos Dumont pela fronteira e a importância para a criação do Parque Nacional do Iguaçu. Os livros podem ser lidos durante a viagem ou levados para casa. “Quem quiser, também pode fazer doações”, reforça a diretora Arinha Rocha.

Inicialmente, os livros estarão circulando em 50 dos mais de 150 ônibus que servem o transporte público da cidade diariamente. Nesta primeira etapa, estão sendo contempladas as linhas de maior movimento como a do Parque Nacional, bastante usada por turistas, Vila C e Cidade Nova, frequentada por estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e Porto Meira e Morumbi, uns dos bairros mais populosos da fronteira. (G1)