Cotidiano

Fórum debate futuro da agricultura

O 4º Fórum Brasil África, organizado pelo Instituto Brasil África, com apoio de Itaipu, foi aberto ontem e segue hoje

Foz – Representantes de 35 países estão em Foz do Iguaçu para tratar sobre relações entre o Brasil e o continente africano com foco nas estratégias para o desenvolvimento de agricultura. O 4º Fórum Brasil África, organizado pelo Instituto Brasil África, com apoio de Itaipu, foi aberto ontem e segue hoje. Ele tem participação de ministros de Estado, embaixadores, dirigentes de organizações internacionais, líderes empresariais, pesquisadores e acadêmicos.

A programação do fórum inclui discussões sobre biotecnologia, agricultura familiar, fertilizantes e produtos químicos, financiamento e subsídios, inspeção e processamento de alimentos, infraestrutura, segurança alimentar, irrigação fruticultura, certificações internacionais, pecuária, nutrição, bioenergia, cooperação e transformação. O presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, professor de Relações Internacionais da Universidade de Fortaleza (CE), disse esperar que as discussões promovidas durante o fórum se transformem em oportunidades nos mais variados segmentos da agricultura.

“Queremos criar condições para que as pessoas mudem os seus destinos, mas também dar oportunidade para que os governos encontrem sinergia entre si. E também oportunidades para as empresas. Nós não podemos perder a noção de que as instituições e as corporações privadas precisam ter o nosso olhar e a nossa atenção”. Monte mencionou que o continente africano reúne 54 países, mas a diferença existente entre eles é abissal. “Porque são países com idiossincrasias, tamanhos, volumes, línguas e costumes absolutamente diferentes”, pontuou. “Temos que respeitar as diferenças para entendê-las”, diz Monte.