Cotidiano

Ford planeja ter carro totalmente autônomo em 2021

2016 931828549-201608161118185958_AP.jpg_20160816.jpgDETROIT – A Ford planeja oferecer veículos com direção totalmente autônomos a empresas de compartilhamento de frota em 2021, informou a montadora nesta terça-feira.

No mesmo dia, a empresa anunciou um investimento em conjunto com a gigante chinesa das buscas on-line Baidu em uma empresa de sensores a laser, um componente-chave para carros autônomos. O aporte soma US$ 150 milhões.

O diretor técnico da Ford Raj Nair disse que a empresa, contudo, provavelmente não vai oferecer um carro autônomo similar, sem volante ou pedais, aos consumidores até 2025 ou ainda depois.

Ainda de acordo com Nair, diferentemente das suas concorrentes, a Ford não tem planos para oferecer modelos altamente automatizados, mas sim sistemas complementares que ainda iriam exigir que os motoristas controlem o volante.

30 PROTÓTIPOS AUTÔNOMOS ESTE ANO

O aumento dos investimentos em empresas de tecnologia do Vale do Silício fazem parte da estratégia da Ford para acelerar o desenvolvimento dos carros autônomos, explicou o diretor executivo da montadora, Mark Fields. Por isso, a companhia também vai mais que dobrar o tamanho de sua equipe de pesquisa em Palo Alto, na Califórnia.

Fields não disse, porém, se há planos para parcerias com Uber ou Lyft nessa iniciativa de carros automatizados para compartilhamento de frota. Segundo ele, ?todas as opções estão abertas e sobre a mesa?.

Este ano a Ford já havia investido na Civil Maps, empresa do Vale do Silício que está desenvolvendo mapas avançados para carros autônomos. Agora, a montadora informou que espera iniciar testes em 30 protótipos híbridos do Fusion Hybrid este ano e outros 90 em 2017.

O Baidu dissera em abril que tinha estabelecido uma equipe de carros autônomos nas proximidades de Sunnyvale, Califórnia, com foco no desenvolvimento de tais tecnologias facilitadoras como visão computacional, robótica e aprendizagem automática.