Cotidiano

Forças turcas e insurgentes se enfrentam em aeroporto de Istambul

ANCARA ? Forças de segurança turcas entraram em confronto com insurgentes que tentaram conduzir um golpe militar no segundo aeroporto de Istambul e em uma base aérea no centro do país. Os militares resistiam à prisão no dia em que o governo caça os revoltosos envolvidos na madrugada de confrontos que deixou 265 mortos entre sexta-feira e sábado.

Os policiais dispararam tiros de aviso perto do aeroporto Sabiha Gokcen, no lado asiático da cidade. Os rebeldes não seponderam, segundo autoridades, que confirmaram novas prisões em andamento.

Também houve confrontos em uma base aérea em Konya, no centro do país, disse um oficial:

? A situação está sob controle ? acrescentou.

Neste domingo, em um novo dia de repressão à tentativa de derrubar o governo, a agência de notícias estatal Anadolu afirmou que mais 100 juízes e 60 militares já haviam sido presos no início do dia. Mais tarde, um novo balanço indicou um total de 6 mil detenções desde o início dos confrontos.

No funeral das vítimas da violência durante a intervenção militar, Erdogan prometeu continuar a limpar o “vírus” responsável pela tentativa de golpe na sexta-feira que, em suas palavras, foi derrubado pela vontade da nação. O presidente ainda declarou que os aliados do seu antigo rival estão sendo presos em todos os níveis do Exército por arruinar as Forças Armadas.

Enquanto isso, o chanceler francês afirmou que a tentativa de golpe contra seu governo não é um “cheque em branco” para que Erdogan faça uma limpeza no Exército, como o presidente citou recentemente.

Atendendo a um pedido do presidente, que alertou para o perigo de novas insurreições, a população de Istambul tomou as ruas, carregando bandeiras nacionais e gritando palavras de apoio a Erdogan. Na noite de sexta-feira, antes mesmo de retornar a Istambul, Erdogan ? que passava férias no balneário de Marmaris, no Sudoeste do país ? anunciara que faria ?uma limpeza nas Forças Armadas?, promessa que repetiu ao afirmar que militares envolvidos no golpe eram ?um tumor que estava sendo extirpado?.

? Esses eventos foram causados por uma minoria dentro de nossas Forças Armadas que não consegue aceitar nossa unidade nacional ? afirmou, em discurso a milhares de simpatizantes na cidade. ? O Exército pertence ao povo turco e não ao Estado paralelo. O grupo responsável por este ato ilegal não representa as Forças Armadas da Turquia.Tentativa de golpe militar na Turquia