Cotidiano

Força-Tarefa ameaça abandonar a Lava-Jato se pacote anti-corrupção for aprovado

CURITBA – A Força-Tarefa da Lava-Jato ameaçou renunciar ao trabalho de seus integrantes na operação caso o pacote anti-corrupção, aprovado nesta madrugada pela Câmara, seja aprovado pelo Senado ou sancionado pelo presidente Michel Temer. Durante coletiva de imprensa em Curitiba, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que em caso de sanção ao pacote pelo presidente Michel Temer ?nossa proposta é de renunciar coletivamente? à operação.

A Lava-Jato classificou o texto, aprovado pela Câmara, como ?um ataque? e pediu para que a proposta não seja aprovada. Durante pronunciamento à imprensa em Curitiba, o procurador Deltan Dellagnol, coordenador da Lava-Jato, disse se tratar ?do golpe mais forte deferido contra a Lava-Jato em toda a sua história?.

Em nota, os promotores da Lava-Jato acusaram a Câmara de se aproveitar do acidente aéreo com o time da Chapecoense para “subverter” o projeto de iniciativa popular.

“Aproveitando-se de um momento de luto e consternação nacional , na calada da madrugada, as propostas foram subvertidas. As medidas contra a corrupção , endossadas por mais de 2 milhões de cidadãos, foram pervertidas para contrariar o desejo da iniciativa popular e favorecer a corrupção por meio de intimidação do Ministério Público e do Judiciário”

Para os integrantes do Ministério Público, “as 10 medidas foram rasgadas” e “manteve-se a impunidade dos corruptos e poderosos”. Segundo eles, a mensagem que os deputados deram à sociedade foi “persigam os juízes e promotores e soltam os colarinhos brancos”.