Cotidiano

Flórida investiga incêndio em mesquita frequentada por atirador de Orlando

201609120850473116_AP.jpg

FORT PIERCE, EUA ? Autoridades da Flórida, nos EUA, investigam um incêndio que atingiu a mesquita frequentada por Omar Matten ? o atirador que matou 49 pessoas ao abrir fogo em junho na boate gay Pulse de Orlando. Um vídeo mostra que uma pessoa se aproximou do local em Fort Pierce momentos antes do fogo começar na manhã desta segunda-feira. As imagens reforçam a suspeita da polícia de que este foi um incêndio criminoso.

Autoridades prometeram divulgar em breve as imagens. A esperança é conseguir pistas para identificar a pessoa que se aproxima da mesquita no vídeo. O caso está sendo investigado por múltiplas agências, incluindo o FBI.

O centro religioso era frequentado por Mateen, responsável pelo maior ataque armado na História dos EUA. Na época do atentado, a mesquita foi alvo de hostilizações depois que foi divulgado que o atirador jurou lealdade ao Estado Islâmico (EI).

Autoridades relataram que pessoas invadiram o templo com gritos. Além disso, moradores locais tentaram, na época, iniciar uma petição para que a mesquita fosse removida. O local também havia sido frequentado por Moner-Muhammed Abu Salha, um homem-bomba que atuou na Síria em 2014.

O imã Rahman, responsável pelo local, condenou as ações de Mateen e defendeu o respeito pela sua religião. Ele afirma que conheceu Mateen e sua família quando ele ainda era uma criança.