Cotidiano

Festival geek aponta novas oportunidades de trabalho no entretenimento

A Universidade Veiga de Almeida (UVA), em seu campus Barra-Marapendi, foi palco no último fim de semana para a 21º edição do Anime Family Geek Fest. Ansiosamente aguardado por quem curte o universo geek, o festival divertiu com shows, campeonato de cosplay e animekê, entre outras atrações. Mas o maior recado do evento foi mostrar que o mercado do entretenimento pode ser uma ótima oportunidade para quem cursa ou vai cursar faculdades de diferentes áreas, como publicidade, jornalismo, moda, design, administração e até direito.

Anime Family 5.jpgQuem participou do Anime Family pode aprofundar seus conhecimentos em entretenimento nos workshops com profissionais de comunicação, moda, design e jornalismo. Oficinas bacanas ensinaram técnicas de dublagem de animações e filmes, locução e improviso para programas de rádio ao vivo e criação de roteiro, com foco em games e criação de canal no Youtube.

Isso mesmo que você leu no parágrafo anterior: criação de canal no Youtube. Porque quem é ligado nas tendências já percebeu que os vídeos na internet já viraram um grande negócio, com youturbers faturando alto com seus milhares de visualizações.

Numa pesquisa recente do Meio & Mensagem , os youtubers foram inclusive considerados as figuras mais influentes e formadoras de opinião entre os jovens. Esses profissionais têm tudo para ficar com uma boa fatia dos US$ 69 bilhões que o mercado do entretenimento deve faturar no Brasil até 2019, de acordo com projeções da consultoria PwC

Leia também: Sorte no amor e sorte no Enem

Por sinal, o youtuber Cauê Moura foi um dos principais destaques do Anime Family. Com seu canal Desce a Letra, ele fala na plataforma de vídeos de temas polêmicos do cenário político ao social para os seus mais de quatro milhões de inscritos. Os vídeos dele já foram visualizados mais de 350 milhões de vezes.

21º edição do Anime Family Geek FestCauê conta que seu canal começou há seis anos como um projeto paralelo, quando ainda estava na faculdade de Publicidade e Propaganda. Ao entrar no curso, ele tinha uma visão mais idealizada da profissão. O então estudante se via no futuro como o publicitário tradicional, diretor de comerciais de cerveja de orçamentos milionários, mas mudou sua perspectiva.

– Eu descobri que não queria ser publicitário seguindo os caminhos tradicionais da profissão e felizmente conseguiu resolver isso, conta Cauê.

A rede de relacionamentos construída por ele na época da faculdade, o famoso networking, também teve um papel fundamental no trabalho que ele realiza hoje.

– O ambiente de forma geral contribuiu muito, mas o que mais me influenciou foi a convivência com gente que viria a fazer uma parceria comigo.

Todos na equipe de Cauê têm formação universitária. Ele inclusive avalia a nova geração de jovens prestes a entrar na faculdade como já portadores de um DNA da era digital.

– As universidades e as pessoas de forma geral estão começando a entender o que é produção de conteúdo para internet, que tem muita gente vivendo disso. Muitos jovens já nascem consumindo esse tipo de conteúdo. Eles não são mais público da televisão e tenho certeza que isso vai influenciar a grade de aulas.

Universidade unindo talentos

Foi na sala de aula do curso de Design Gráfico da UVA que os ex-alunos Nathália Araújo, Danillo Pinto e Bruno Camargo se conheceram e decidiram criar o canal no Youtube TV Corujão, que conta com quase quatro mil inscritos. Lá, eles tratam de diversos assuntos, mas o principal tema é o cosplay.

– Na faculdade, fui apresentado a diversos caminhos profissionais e se não tivesse passado por lá não saberia de tantas possibilidades, revela Danillo.

Anime Family 4.jpgJá Bruno reconhece a segurança que o trio conquistou exercitando seus talentos no dia a dia no campus. Nathália, por sua vez, nem imagina que havia possibilidades menos tradicionais de trabalho.

– Trabalhei alguns anos em empresas voltadas para a área gráfica e animação e nunca havia pensado em não estar em um emprego tradicional. A faculdade foi quem me deu um conhecimento mais amplo sobre a área.

Também ex-aluno de Design da UVA, Ivan Freitas é outro profissional com esse perfil não tradicional da geração digital. Seu canal no Youtube, que fala de skate e música, conta com mais de 54 mil assinantes.

– A formação em Design me ensinou técnicas profissionais de edição, filmagem e áudio que me ajudaram a produzir o que produzo hoje. Antes de entrar na faculdade eu já editava vídeos, mas a qualidade da produção foi alavancada por conta de tudo que aprendi.

Fique esperto: Sete dicas práticas para quem não consegue manter o foco no estudo