Cotidiano

Fenabrave prevê queda de 19,5% nas vendas de carros e comerciais leves

SÃO PAULO – Os distribuidores de veículos passaram a ver um resultado mais negativo para as vendas de carros e comerciais leves neste ano, mas a associação que representa o setor acredita na possibilidade de crescimento em 2017, com base em sinais de recuperação já mostrados pelo mercado.

A projeção de queda de 18% nas vendas de carros e comerciais leves divulgada em agosto passou a declínio de 19,5%, para 1,993 milhão de unidades. No acumulado de janeiro ao final de setembro, os licenciamentos do segmento acumulam queda de 22,5%, para 1,458 milhão de veículos.

? A recuperação já está em andamento porque está diminuindo a intensidade da queda. Para o ano que vem, os números de vendas vão vir positivos ? afirmou a analista Tereza Maria Fernandez Dias da Silva, da MB Associados, consultoria que assessora a associação de concessionários de veículos, Fenabrave, em suas projeções.

? O nível de emprego ainda não parou de cair, só vai começar a subir em algum momento do ano que vem. As categorias de trabalhadores estão negociando reajustes abaixo da inflação e a concessão de crédito acumula queda de 28% este ano ? acrescentou a analista, se referindo aos números de vendas ainda negativos.

A projeção para caminhões é de queda de 28,5% nas vendas, para 51.330 veículos, enquanto para ônibus a expectativa é de baixa de 23%, a 15.648 unidades. Anteriormente, a Fenabrave esperava baixa de 27,2% nas vendas de caminhões e de 19% na comercialização de ônibus neste ano.

Em setembro apenas, os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país recuaram 13% sobre agosto e 20¨% sobre setembro de 2015, para 159.962 unidades, menor volume mensal desde fevereiro deste ano.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., a falta de peças em algumas montadoras, além do cenário de crise, contribuíram para a queda nas vendas no mês passado. Ele citou ainda a restrição do crédito aos consumidores.

? De cada 10 pedidos de financiamento para venda de novos, apenas três fichas são aprovadas pelos bancos ? explicou.

Assumpção Jr. afirmou que, de janeiro do ano passado ao final do primeiro trimestre deste ano, 1.257 concessionárias de veículos fecharam as portas no país, o que gerou 124 mil demissões no setor que tem um total de 7 mil lojas e 380 mil funcionários.

Na área de veículos usados, houve queda de cerca de 10% nas vendas de setembro sobre agosto e de 2% na comparação com um ano antes, a 883,4 mil unidades. No acumulado do ano, as vendas de usados mostram baixa de 2%, a 7,599 milhões de veículos, segundo os dados da Fenabrave.