Cotidiano

Felipe Salto será diretor da Instituição Fiscal Independente do Senado

BRASÍLIA – O economista Felipe Salto será o diretor executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. O novo órgão foi criado para assessorar o Legislativo na avaliação de medidas econômicas, especialmente no âmbito das contas públicas.

O nome de Salto foi indicado pela presidência do Senado e aprovado em sabatina realizada nesta terça-feira. Ao responder a perguntas dos senadores, Salto defendeu a fixação de um teto para os gastos públicos, afirmando que esse é um princípio fiscal básico: não se pode gastar mais do se arrecada.

A IFI tem como objetivo divulgar estimativas de parâmetros e variáveis relevantes para a construção de cenários fiscais e orçamentários, mensurar o impacto de de medidas fiscais, incluindo os custos das políticas monetária, creditícia e cambial, e fazer projeções para o comportamento das contas públicas no longo prazo.

Ela será composta de um Conselho Diretor, formado por três membros: um diretor executivo, um diretor indicado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e outro indicado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. O mandato dos membros do Conselho será de quatro anos, sem recondução.