Cotidiano

FBI não descarta terrorismo em ataque contra aeroporto na Flórida

APTOPIX Airport Shooting Florida Suspect

FORT LAUDERDALE, Flórida ? Os investigadores tentam identificar a motivação por trás do ataque a tiros no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, que deixou cinco morto. De acordo com o agente especial do FBI George Piro, autoridades interrogaram o veterano de guerra Esteban Santiago, que deve responder por crimes federais, mas o motivos para ação ainda não estão claros. A possibilidade de se tratar de uma ação terrorista não foi descartada.

? Nós vamos analisar todos os ângulos para tentar determinar o motivo por trás desse ataque ? disse Piro.

Segundo as autoridades, o atirador teria despachado uma pistola semiautomática de calibre 9 milímetros num voo que vinha do Alasca. Após recuperar a bagagem no carrossel, ele carregou a arma e começou a atirar indiscriminadamente. Além dos cinco mortos, oito pessoas foram baleadas de dezenas sofreram ferimentos menores por causa do pânico gerado.

Por causa do tiroteio, o aeroporto de Fort Lauderdale teve as operações suspensas. Os voos de cargueiros e pequenas aeronaves foram retomados à meia-noite, pelo horário local. Os voos comerciais só foram reiniciados neste sábado.

De acordo com Piro, Santiago, de 26 anos, desembarcou em Fort Lauderdale às 13h de sexta-feira, pelo horário local, num voo comercial proveniente do Alasca. Entre 2007 e 2016, o suspeito serviu à Guarda Nacional em Porto Rico e no Alasca, tendo sido enviado para lugar no Iraque entre 2010 e 2011.

Durante os serviços prestados às forças armadas americanas, Santiago recebeu meia dúzia de medalhas antes de ser transferido para a reserva, em agosto do ano passado. Em novembro, Santiago procurou um escritório do FBI em Anchorage, no Alasca, com comportamento errático, e foi encaminhado para a polícia local, que o encaminhou para um hospital para análise de saúde mental.