Política

Fazer 250 ABS, muito mais que uma bela moto

Todo fabricado em aço, o chassi da nova 250cc da Yamaha é mais leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta

Na nova Fazer 250 ABS, as novidades vão além de seu visual moderno e arrebatador. Por sua agilidade e praticidade, ela é uma moto perfeita para o uso urbano, podendo ser utilizada para locomoção até o trabalho, pequenas viagens, lazer e até mesmo para uso como ferramenta profissional.

Chassis – Parte do mérito de seu ótimo comportamento dinâmico se deve ao seu chassi, que também é completamente novo, agora com o motor fazendo parte da estrutura.

Todo fabricado em aço, o chassi da nova 250cc da Yamaha é mais leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Com isso, além de ser nitidamente mais firme, a Fazer 250 ABS também é bastante ágil e capaz de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável – todas as qualidades que se deseja em uma motocicleta de uso urbano.

Mas ainda há mais o que ser dito sobre a invejável agilidade da nova Yamaha Fazer 250 ABS. Graças a redução do peso em 4 kg, à centralização de massas na parte de baixo da moto, somadas à geometria bem acertada – cujo ângulo do cáster é de 24,5° e o trail, de 98 mm –, o novo modelo também se destaca pela agilidade e facilidade na pilotagem, com uma impressionante leveza na condução. Essas características fazem dela uma das melhores opções para os proprietários de motos de 125 / 150cc que buscam um up grade para uma motocicleta mais potente e completa, ou até mesmo para quem está iniciando no motociclismo.

Suspensões – Outros componentes responsáveis pela invejável agilidade e estabilidade e também pelo conforto da nova 250cc da Yamaha são as suspensões. Completamente novas, elas são mais robustas quando comparadas às que equipavam sua antecessora, filtrando melhor as irregularidades do piso.

Na dianteira, os tubos internos estão mais largos – passando de 37mm de diâmetro para 41mm – e ganharam 10mm de curso, aumentando de 120 para 130mm. Já na traseira, o amortecedor único, cujo curso é de 120mm, não só é mais robusto em seu corpo, como também nos elos da mola, que por sua vez é ajustável em sete níveis de compressão.

Rodas e pneus

Agora com 10 raios, as rodas em liga leve ganharam design mais arrojado e, além de mais bonitas, também estão mais largas, passando de 2,15 para 2,5 polegadas na dianteira, e de 3,0 polegadas na traseira, para 4,0.

Os pneus são os Pirelli Sport Demon. Na dianteira a medida é de 100/80-17, enquanto na traseira passa de 130/70-17, do modelo anterior, para 140/70-17, oferecendo não só mais aderência como também mais imponência.

Freios – O sistema de freios, composto por um disco de 282mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 220mm e pinça dupla na traseira, garante frenagens seguras e em curtos espaços. A grande novidade nesse quesito é a adoção do sistema ABS – Anti-lock Bracking System – como item de série, que impede o travamento das rodas em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência… Pontos a favor da segurança!

Farol e lanterna – E por falar em segurança, a utilização de farol e lanterna traseira inteiramente em LED, não só conferem modernidade e menor consumo de energia à nova Fazer 250 ABS, que é única da categoria equipada com este tipo de farol, como também maior eficiência na iluminação.

Painel – A modernidade também está presente no painel, que é o mais completo de sua categoria. Ele é totalmente digital e com iluminação em LED, garantindo boa leitura em qualquer situação. O destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.