Cotidiano

Fãs brasileiros estão ansiosos pelo lançamento de ?Pokémon Go?

RIO — O sucesso meteórico alcançado por “Pokémon Go” nos cinco mercados onde já foi lançado — EUA, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Alemanha — deve se repetir no Brasil. Ao menos esta é a expectativa de jogadores familiarizados com outros títulos da franquia. Segundo eles, ao implementar a tecnologia de realidade aumentada e o sistema de navegação por GPS, a Nintendo e a produtora Niantic tornaram real o sonho de todo “treinador”.

O servidor público Bruno da Mota, de 31 anos, está ansioso pela chegada de “Pokémon Go” ao Brasil. Fã da franquia há mais de uma década, ele promove torneios da Liga Organizada Pokémon Rio, que reúne entre 30 e 40 jogadores para disputas com títulos da série para o console portátil Nintendo 3DS. Para ele, o uso do smartphone democratiza o acesso a todos os admiradores dos monstrinhos de bolso.

— A expectativa é grande entre todos os jogadores — diz Mota. — Pela primeira vez a Nintendo está transportando um jogo Pokémon para além dos consoles da marca. E de graça, sem precisar comprar um cartucho ou videogame.

O gamer profissional César “JuC” Barbosa, da equipe paiN Gaming de “League of Legends”, é outro fã dos títulos anteriores da franquia. Ele avalia que ao fazer uso da realidade aumentada, “Pokémon Go” fica “o mais próximo possível do projeto inicial do que é ser um mestre Pokémon”. E para a Nintendo, que estava ficando para trás da Sony e Microsoft no mercado de consoles de última geração, o jogo representa um novo caminho a ser trilhado.

— É uma nova era para os games mobile, que tenta misturar a realidade com o mundo virtual — avalia JuC. — Sempre nadando contra a corrente, no meio de tantas novidades no mundo da realidade virtual, a Nintendo utiliza a realidade aumentada para se reaproximar do seu público antigo e fiel, fazendo com que não existam adultos quando o assunto é Pokémon.

O lançamento nesta semana na Alemanha e no Reino Unido aumentou ainda mais a expectativa. Todos querem estar entre os primeiros “treinadores” brasileiros. Para isso, um site foi criado especificamente para notificar os jogadores assim que o aplicativo for liberado nas lojas App Store e Google Play.