Cotidiano

Famílias se mudam e abandonam cães à sorte

Pelo menos 16 cães foram abandonados por moradores de um conjunto habitacional que reúne trabalhadores de uma granja, nas proximidades do Parque Salto Portão, às margens da rodovia BR-277. Com a mudança da empresa para qual as famílias prestam serviço, 22 famílias acabaram mudando para o perímetro urbano de Cascavel.

O problema é que várias famílias possuíam cachorros e preferiram abandonar os animais de estimação à própria sorte. Comovido com a situação, um dos moradores que permanece no conjunto resolveu fazer um cercado para abrigar os caninos e está comprando ração para alimentá-los.

João Domingos Barbosa conta que esteve na Prefeitura de Cascavel para tentar uma saída para que os animais sejam abrigados, mas foi informado que o Município não faz o trabalho de recolhimento de animais.

Ele também procurou um abrigo de animais localizado na saída para Corbélia, mas não encontrou ninguém no local, a não ser os próprios cães abrigados. “Eu não vou conseguir ficar com eles por muito tempo”, diz.

Abrigo

Barbosa espera que alguma entidade que cuide de animais se interesse pela situação e abrigue os cães. Ele conta que tem outros quatro animaizinhos em casa e que ontem dois deles amanhecerem doentes. Levados ao veterinário, o diagnóstico foi virose, provavelmente devido aos outros animais.

Dos 16 cães que estão no abrigo, cinco são filhotes. Se não houver interesse de algum abrigo em recolher os animais, Barbosa pretende doar.

Ajuda

Também comovida com a situação, a voluntária Vera Lúcia de Oliveira decidiu, enquanto a situação não se resolve, lançar uma campanha para arrecadar ração para os animais. Ela se propõe a levar até o local. Quem quiser auxiliar pode ligar no telefone (45) 9 9935 8575.

Legenda2: Pelo menos 16 cachorros foram “esquecidos” pelos donos