Cotidiano

Família busca por desaparecido que sofre de deficiência mental

desaparecido_eduardo_guimarares_cartaz.jpgRIO ? “Não perdi as esperanças”. É assim que Marise Costa Guimarães, de 56 anos, tenta lidar com o desaparecimento do filho, que já dura quase sete meses. Portador de deficiência mental, autismo e diabetes, Eduardo Guimarães Athayde, de 34 anos, saiu de casa, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, no dia 27 de novembro de 2015, e não voltou mais. Desde então, a família busca por informações que levem ao encontro dele. O caso está sob a investigação da Delegacia de Descobertas de Paradeiro (DDPA).

? É uma dor muito forte ficar sem o meu filho ? desabafa Marise.

Além da polícia, familiares também realizam buscas na tentativa de localizar Eduardo. A mãe do desaparecido, que é caixa em um supermercado, conta que falta com certa frequência ao emprego para tentar encontrar o filho.

? Já cheguei a pedir para a minha gerente para me colocar no período da noite para que eu pudesse procurar o Eduardo durante o dia ? afirma ela.

Eduardo é filho de pais separados. Os dois moram em casas diferentes localizadas no mesmo bairro, para que ambos possam cuidar dele, que necessita de atenção especial. No dia do desaparecimento, Eduardo teria saído de casa no momento em que seu pai, de quem estava sob os cuidados na ocasião, dormia.

? O pai dele tirou um cochilo na poltrona. O Eduardo, então, abriu a porta e saiu. Era por volta das 19 horas ? relata a mãe. ? Devido aos problemas que ele tem, o mundo do Eduardo é outro. Ele falava (com frequência) “mãe, Dudu ganhar mundo”, além de “madrinha Sandra”, por quem ele é apaixonado.

A mãe de Eduardo contou ainda que, no início deste ano, Eduardo teria sido visto em Madureira, na Zona Norte do Rio. À época, ela foi ao bairro várias vezes atrás do filho, mas não o encontrou.

Quem tiver informações que possam auxiliar na solução do caso pode entrar em contato com a polícia, através dó número 2202-0338.