Cotidiano

Falso médico admite ter retirado testículo de homem na Austrália

20081217180103583afp.jpg

RIO ? O cirurgião amador Allan George Matthews, de 57 anos, admitiu ter removido o testículo esquerdo de um paciente que não podia pagar por tratamento médico profissional. O falso cirurgião enfrentou nesta quarta-feira sua primeira audiência perante a corte de Port Macquarie, em Nova Gales do Sul, na Austrália, onde responde a acusação de remover tecido de outra pessoa sem consentimento, informa o ?Sidney Morning Herald?.

De acordo com a acusação, o caso aconteceu no dia 16 de maio, em um motel na cidade. A vítima, de 52 anos, havia publicado um anúncio on-line pedindo assistência para um procedimento médico, alegando não poder pagar por um serviço profissional. Ele dizia sofrer de dores há anos após ter recebido o coice de um cavalo na virilha.

Matthews respondeu ao anúncio e os dois se encontraram no motel, onde a cirurgia de remoção do testículo da vítima foi realizada. A polícia foi informada sobre o caso após a vítima procurar um hospital, uma semana depois, para tratar os ferimentos sofridos durante a ?cirurgia?. Segundo a promotoria, Matthews não é qualificado ou autorizado para realizar tal procedimento, e não é médico qualificado ou registrado.

Após investigação, os policiais chegaram à casa de Matthews, onde foram encontrados equipamentos médicos, sete armas de fogo e medicamentos de uso restrito. Na corte, Matthews se declarou culpado pela posse ilegal de arma de fogo e de substância restrita. Apesar de ter admitido a remoção não autorizada de tecido da vítima, Matthews se declarou inocente para a acusação de lesão corporal grave.

O julgamento será retomado em agosto. Até lá, Matthews continua em liberdade condicional.