Cotidiano

Fachin se compromete com rapidez nas investigações da Lava-Jato

BRASÍLIA ? O ministro Edson Fachin, sorteado o novo relator da Lava-Jato do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nota afirmando que tem compromisso com a rapidez das investigações. O relator também informou que já está recebendo ajuda da equipe do gabinete do ministro Teori Zavascki, morto no último dia 19 em um acidente aéreo, para fazer a transição da relatoria. Para Fachin, a contribuição dos servidores é ?indispensável?.

Na manhã desta quinta-feira, o juiz Márcio Schiefler, que era o principal auxiliar de Teori na condução da Lava-Jato, foi ao gabinete de Fachin para organizar a transição. Schiefler já comunicou formalmente a presidência do STF que retornará ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, de onde havia sido requisitado por Teori.

Na nota, Fachin ?reconhece a importância dos novos encargos e reitera seu compromisso de cumprir seu dever com prudência, celeridade, responsabilidade e transparência, com o que pretende, também, homenagear o saudoso amigo e magistrado, o eminente ministro Teori Zavascki, que muito honrou e sempre honrará esta Suprema Corte e a sociedade brasileira, exemplo de magistrado sereno, técnico, independente e imparcial?.

No mesmo texto, o relator ?expressa sua confiança inabalável de que a Suprema Corte cumprirá sua missão institucional de, respeitando a Constituição da República e as leis penais e processuais penais, realizar nos prazos devidos a Justiça com independência e imparcialidade?.

Fachin também informou que tem recebido apoio da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, no processo de transição. ?O ministro relator, especialmente para fins de recursos humanos, técnicos e de infraestrutura necessários, conta com o esteio da digníssima presidente, ministra Cármen Lúcia, que vem conduzindo a corte de maneira exemplar e altiva, e com o sustentáculo dos colegas da Segunda Turma e dos demais integrantes desta Suprema Corte?, diz a nota.

O ministro Edson Fachin não quis dar entrevista depois de ser sorteado o novo relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Questionado sobre como recebeu a notícia, ele disse:

? Eu estou tranquilo.