Cotidiano

Expedição Safra passa por Cascavel

As análises ocorrem principalmente nas lavouras de soja e de milho, que têm maior potencial na região Oeste e correspondem a 95% do plantio

Cascavel – A Expedição Safra passou ontem por Cascavel, onde conferiu o plantio de grãos e participou de encontro com representantes do Sindicato Rural. “Nosso objetivo é verificar se os levantamentos apresentados pela entidade correspondem com a prática no campo e com base em dados avaliar a média de produtividade no município”, explica um dos coordenadores da expedição, Antonio Senkoviski.

As análises ocorrem principalmente nas lavouras de soja e de milho, que têm maior potencial na região Oeste e correspondem a 95% do plantio. Até o momento a equipe está otimista com os resultados. “Acreditamos que neste ano, o Brasil terá safra recorde, recuperando o potencial produtivo que era previsto pela safra 2015/16 e atingir 200 milhões de toneladas”, avalia Senkoviski.

Desse total, 100 milhões são esperados pela produção de soja, 82 milhões pelo milho safrinha e o restante de outros grãos. No Paraná, Campo Mourão é o maior produtor da soja e considerando regiões, o Oeste lidera.

A Expedição Safra segue nesta semana para o Sudoeste do Estado, Centro-Sul, passa por Ponta Grossa e retorna a Curitiba. Ao todo a equipe percorre por 15 estados brasileiros, além do Paraguai, Uruguai e Estados Unidos.