Cotidiano

Expectativa de novos embates no governo Trump

Trump Month TwoO presidente americano, Donald Trump, comprou briga em seu primeiro mês de governo com vários setores, como imprensa e Justiça, e não dá indícios de que vá mudar de comportamento, explica Henrique Gomes Batista, correspondente do GLOBO em Washington, durante uma transmissão ao vivo no Facebook na tarde desta segunda-feira. Com base em entrevistas com analistas políticos ouvidos anteriormente, Henrique contou a Cristina Azevedo, da Editoria Mundo, que muitos programas de governo estão parados, enquanto Trump praticamente ?voltou à campanha?.

? O que vimos no fim de semana foi um comício ? disse o correspondente. ? O plano para derrubar o Obamacare, que poderia unir os republicanos, está parado. Ele está abrindo muitas frentes de batalha ao mesmo tempo.

LiveFaceHenrique_2002Para especialistas ouvidos por Henrique, há uma junção da falta de experiência de grande parte de assessores e da personalidade do presidente, não acostumado com ?os tempos da vida pública, muito diferentes da vida privada? para a aprovação de decisões. Se antes decidia sozinho, hoje ele depende em muitos casos do apoio do Congresso e do Judiciário.

O correspondente destacou ainda os problemas gerados na política externa, por declarações sobre México, China e Suécia, por exemplo.

? Ao contrário do que acontece na vida privada, Trump vê agora que o que ele fala tem consequências ? destacou.