Cotidiano

Exército sírio alcança Cidade Velha de Aleppo e se aproxima de conquista

BEIRUTE/GENEBRA – O Exército da Síria e seus aliados se aproximaram de áreas perto da Cidade Velha de Aleppo nesta terça-feira, parecendo mais próximos do que nunca de obter sua vitória mais importante na guerra civil de cinco anos expulsando os rebeldes de seu último bastião urbano. Também nesta terça-feira, os rebeldes disseram que jamais irão abandonar Aleppo, uma reação a relatos de que diplomatas dos Estados Unidos e da Rússia estão se preparando para se reunir e debater a rendição e a retirada de insurgentes de territórios que mantiveram durante anos. ALEPPO

A Rússia disse que seus aliados do governo sírio assumiram o controle de mais cinco bairros de Aleppo e que até agora tomaram 35 bairros dos rebeldes durante um avanço que mudou o curso do conflito.

Uma vitória do governo parece mais iminente agora do que em qualquer momento de 2012, o ano em que os insurgentes pegaram em armas para depor o presidente sírio, Bashar al-Assad, em uma guerra que matou centenas de milhares de pessoas, desabrigou mais da metade da população e criou a pior crise de refugiados do mundo.

O Ministério das Relações Exteriores da Síria disse que não aceitaria uma trégua em Aleppo a esta altura, caso qualquer parte de fora tentasse negociar. Na segunda-feira, a Rússia e a China vetaram uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo um cessar-fogo de uma semana. Moscou argumentou que no passado os rebeldes usaram tais pausas para se recompor.

? Aleppo é uma vergonha. É uma vergonha que não tenhamos conseguido estabelecer corredores humanitários, mas devemos seguir lutando ? disse a chanceler federal alemã, Angela Merkel, em um congresso do seu partido. ? O combate contra a assimétrica ameaça do terrorismo islâmico deve ser travado em comum. Mas, ao invés disso, Rússia e Irã apoiam o regime de Assad em sua atuação brutal contra sua própria população.MIDEAST-CRISIS_SYRIA-ALEPPO-GVL31GLHJ.1.jpg

Damasco e Moscou vêm pedindo aos rebeldes que se retirem da cidade, se desarmem e aceitem uma saída segura, um procedimento que foi realizado em outras áreas onde rebeldes abandonaram territórios sitiados nos últimos meses.

“A Síria não deixará seus cidadãos do leste de Aleppo como reféns dos terroristas e fará todo o possível para libertá-los”, indicou um comunicado do ministério das Relações Exteriores. “Portanto, rejeita qualquer tentativa de instaurar um cessar-fogo em Aleppo Oriental que não preveja a saída de todos os terroristas.”

Bairros dominados pelos rebeldes em Aleppo ? que foi reduzida a alguns quilômetros de comprimento ? onde dezenas de milhares de civis estão impedidos de sair parecem prestes a cair. A ONU, cuja equipe está restrita a áreas da cidade comandadas por Damasco, descreveu “uma situação muito desastrosa no leste de Aleppo” nesta terça-feira.

“Houve bombardeios pesados sobre nós, há massacres (de civis), não há eletricidade e pouco acesso à internet”, disse Abu Youssef, morador de uma das áreas ainda nas mãos dos combatentes.