Cotidiano

Ex-presidente Dilma escolhe assessores que cuidarão de sua agenda pública

2016 919778281-2016 909041465-2016 908867010-201605121422531285.jpg_20160512.jpg

BRASÍLIA ? A presidente cassada Dilma Rousseff não pretende sair de cena tão cedo. Ao nomear hoje os dois primeiros dos oito servidores DAS (Direção e Assessoramento Superior) que terá direito como ex-presidente, ela demonstrou que pretende manter uma vida pública ativa após a cassação: Paula Zagotta cuidará de redes sociais e o jornalista Olimpio Cruz cuidará da Imprensa nacional e estrangeira. A avaliação de interlocutores de Dilma no próprio PT é que ela ?não morreu, ressuscitou? e sai mais forte ao final do processo de cassação.

STF-impeachment

No resto do mês de setembro, Dilma irá descansar e terminar de se instalar com a mãe entre Porto Alegre e o apartamento de Ipanema, no Rio de Janeiro. Dona Dilma Jane, que enfrentou problemas sérios de saúde, está visitando parentes em Belo Horizonte e depois se muda para o Rio. Os documentos, objetos e presentes pessoais irão para um depósito em Porto Alegre, já que o apartamento da rua Copacabana, em Porto Alegre, é pequeno e não comporta o espólio de cinco anos de Presidência.

? A presidente vai descansar este mês e em outubro vai cair no mundo, aproveitar essa onda de apoio da mídia estrangeira. Ela já combinou com Miguel Rosseto de gravar para candidatos do PT e de outros partidos aliados e vai aceitar convites para grandes encontros políticos dentro e fora do Brasil. Dilma não morreu, ressuscitou. Percebemos até um descolamento de Lula, que antes era o mentor político. Agora ela tem peso político próprio ? avalia um dos interlocutores da ex-presidente nos últimos dias.

No vídeo que o senador Lindbergh Faria (PT-RJ), líder da Minoria no Senado, gravou da partida de Dilma na Base Aérea de Brasília, Paula Zagotta é quem aparece subindo as escadas do jatinho da FAB ao lado da ex-presidente. Paulinha era da equipe de informática chefiada por Marcelo Branco na primeira campanha de Dilma. Morava em Juíz de Fora, foi contratada para trabalhar no Blog do Planalto e hoje é a principal assessora de Dilma e vai cuidar de mídias sociais.

?Adotada? por Dilma, Paulinha, como é chamada, vai morar em Porto Alegre e , segundo interlocutores da ex-presidente, já ocupa o lugar do ex-carregador de pasta de Dilma, Anderson Dorneles. Além de ter atuado no site de notícias do PT, no dia da votação do impeachment no Senado Paula Zagotta atacou no twitter senadores que votaram pela cassação. ?Não tem como não votar pelo impeachment?, diz @Sen_Cristovam . Esse nunca mais se elege… Traidor?, atacou a assessora de Dilma.

Por ter cumprido o primeiro mandato integral, Dilma terá direito a nomear oito assessores em cargos comissionados: quatro de segurança e apoio, dois de assessoria e dois motoristas.