Cotidiano

Eunício defende autonomia de senadores para propor e votar temas polêmicos

INFOCHPDPICT000064710986BRASÍLIA – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), defende que os senadores tenham autonomia para propor e votar temas polêmicos, como o projeto que anistia o caixa dois, em tramitação na Câmara dos Deputados. Essa foi uma das mudanças defendidas pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Edison Lobão (PMDB-MA), alvo de inquéritos na Operação Lava-Jato.

Em entrevista ao jornal ?O Estado de S.Paulo?, no fim de semana, além da anistia ao caixa dois, Lobão defendeu projetos para alterar a lei das delações premiadas para que só aconteça com os réus soltos, lei para separar o que é doação legal aos partidos de recursos originários de propina, e urgência do projeto que criminaliza abuso de autoridades.

? Os senadores membros e presidentes de comissões são eleitos por seus pares e têm total autonomia para discutir e propor pautas e assuntos ? afirmou Eunício.

A maioria dos senadores procurados pelo GLOBO não quis se pronunciar sobre o posicionamento de Lobão. O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), além de Eunício, foi o único que respondeu sobre as propostas de Lobão para esvaziar a Lava-jato.

? Acho difícil avançar ( a tramitação, no Senado) ? avalia o senador tucano.