Cotidiano

EUA envia US$ 400 mil para países vítimas do Furacão Matthew

PORTO PRINCÍPE, Haiti ? A Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos informou que destinará US$ 400 mil dólares ao Haiti e Jamaica, que se preparam para a passagem do furacão Matthew. O órgão americano disse que tinha enviado suplementos de emergência e estava preparando — adicionais para os países da América Central e Caribe.

Previsto para ser devastador, o furacão Matthew começou a elevar o nível da água no Haiti nesta segunda-feira, causando inundações em ruas e obrigando parte da população a procurar refúgio. A tormenta de categoria 5 vem apresentando ventos de até 220km/h. Autoridades da Defesa Civil haitiana informaram na segunda-feira que um homem morreu quando sua embarcação naufragou na noite de sexta-feira, no litoral sul do Haiti. O barco transportava três pescadores.

O olho do furacão é esperado para perto ou sobre a região sudoeste do Haiti, antes de ir em direção ao leste de Cuba, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

? Estamos vendo um perigoso furacão que se aproxima do oeste do Haiti e leste de Cuba ? disse Richard Pasch, especialista em grandes tempestades.

Matthew é um dos mais poderosos furacões do Atlântico recente e atingiu rapidamente a categoria 5, sendo o primeiro chegar ao topo do ranking no Caribe desde Félix em 2007. Agência americana sobre furacões disse que a grande tempestade estaria indo para o leste da Flórida através das Bahamas, mas que ainda não há como prever com precisão se tocaria a costa atlântica dos Estados Unidos.