Cotidiano

EUA denunciam recrutamento de crianças-soldado pelo Sudão do Sul

SUDAN-master675.jpgWASHINGTON D.C. ? Os Estados Unidos expressaram repúdio aos relatos de que o governo do Sudão do Sul está recrutando crianças como soldados para lutar na guerra civil. O porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, disse nesta quarta-feira que seu país está “profundamente alarmado” com a questão, que seria uma das maiores prioridades do governo americano. Ele advertiu que funcionários envolvidos com o recrutamento ilegal podem enfrentar sanções dos EUA e da ONU.

? Passando por cima dos nossos chamados de pôr fim à violência no Sudão do Sul, insistimos que encerrem imediatamente o recrutamento e uso de crianças-soldado por parte das forças do governo e da oposição ? avisou Kirby. ? Indivíduos responsáveis por recrutamento ilegal ou pelo uso de crianças-soldado para forças ou grupos armados serão alvo de sanção pela lei americana e pela ONU.

No início do mês, a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou que todas as facções que participam da guerra civil no Sudão do Sul estão recrutando crianças para lutar, incluindo o Exército nacional e as forças do presidente, Salva Kiir. As estimativas são de que cerca de 16 mil já tenham sido treinadas por grupos armados desde 2013, quando os conflitos tiveram início.

Os EUA foram um dos países que mais apoiou e patrocinou a criação do novo Estado da África, que conseguiu sua independência do Sudão em 2011. No entanto, recuaram diante das numerosas denúncias de violações aos direitos humanos que acontecem no país.