Cotidiano

?Eu estudo em uma caverna?, relata aluno sírio

201606271205237296_RTS.jpg TRAMLA / DOUMA ? O estudante sírio Ali Khaled Stouf tem que descer por um buraco para entrar na sua escola ? uma caverna. refugiados2706

Por quatro horas todas as manhãs, ele estuda disciplinas como árabe, inglês, matemática e religião, sentado sobre um tapete com dezenas de crianças no espaço subterrâneo em Tramla, uma aldeia sob controle da oposição na província de Idlib, no noroeste da Síria.

? Eu estudo em uma caverna. As condições não são muito bons, mas o professor e sua mulher nos tratam muito bem ? contou o aluno de 14 anos, originalmente da província vizinha de Hama. ? Nós nos sentamos no chão e muitas vezes não enxergamos bem porque é escuro.

Seu professor, Mohamed, e sua mulher, também de Hama, abriram sua casa subterrânea para ensinar cerca de cem crianças, cujas famílias foram deslocadas pelo conflito sírio.

A escola subterrânea revela o drama na Síria após mais de cinco anos de guerra, forçando o deslocamento de milhões de crianças sírias e limitando seu acesso à educação.

Com as escolas também sendo alvo de ataques, os professores se contentam com o básico.201606271205237297_RTS.jpg

A escola funciona há seis meses e inunda quando chove, forçando-o a ensinar do lado de fora ou em uma tenda, embora ele prefira a segurança no subterrâneo.

? Acreditamos que a caverna é o lugar mais seguro de bombardeio e ataques aéreos, e todos os alunos estão em um só lugar ? afirmou.

Na escola Souriya al-Ammal, na cidade de Maarat al-Numan, em Idlib, corredores e salas de aula estão cheias de bala. Em um a menos área danificada, paredes foram repintadas e a escola tem agora cerca de 250 alunos.

? A guerra afetou a educação em massa, a maioria das escolas, se não destruiu completamente, está danificada ? afirmou o supervisor escolar Abdullatif al-Rahoum.