Cotidiano

Estudantes protocolam no Senado abaixo-assinado contra indicação de Moraes

INFOCHPDPICT000064998304

BRASÍLIA ? Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) protocalaram no Senado nessa segunda-feira um abaixo-assinado com mais de 270 mil assinaturas contra a indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa foi encampada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que anexou o pedido ao processo que será analisado nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

O abaixo-assinado foi organizado pelo Centro Acadêmico 11 de Agosto, da faculdade de Direito da univerisade, onde Moraes é professor. A presidente do órgão, Paulo Masulk, afirmou que o indicado não tem condições de assumir a vaga devido à sua atuação na secretaria de Segurança de São Paulo e no Ministério da Justiça. Ela ainda criticou a performance de Moraes como professor, afirmando que ele é criticado pelos estudantes.

? Os estudantes reclamam que Moraes, como professor, faz piadas grosseiras, machitas, elitistas e é ausente. É uma reação do centro acadêmico da Faculdade onde ele se formou e onde dá aulas. Conseguimos 200 mil assinaturas em três dias, isso é uma reação da sociedade civil ? disse Paula Masulk, estudante do quarto ano de Direito.

Os estudantes disseram que não era um ato partidário, mas receberam apoio do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), da líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e dos deputados Glauber Rocha (PSOL-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).

A líder do PT avisou que a oposição fará vários questionamentos ao ministro.

? Faremos vários questionamentos, mas ninguém fará o que ocorreu com o ministro Edson Fachin, que passou até por desconforto. Não seremos desrespeitosos. Mas o STF não se resume às delações ? disse Gleisi, que é alvo da Lava-Jato.

OPOSIÇÃO QUER QUE LOBÃO SE DECLARE IMPEDIDO

O presidente da CCJ, Edison Lobão (PMDB-MA), não quis receber o abaixo-assinado. A oposição quer que o senador, investigado na Lava-Jato em dois inquéritos, se considere impedido de presidir a sessão, dando lugar ao vice-presidente da comissão, Antonio Anastasia (PSDB-MG).

? O senador Lobão deveria ser julgar suspeito e não presidir, porque ele não tem condição nenhuma. Acho pertinente ele considerar sua própria suspeição ? disse Randolfe.

Nos bastidores, os senadores querem que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), convença Lobão a tomar a declarar impedido.