Cotidiano

Estado finaliza entrega de 90 mil cartões Comida Boa e orienta beneficiários sobre utilização

90 mil cartões já foram entregues aos municípios, mas cerca de um terço dos beneficiários ainda não fez a retirada. Governo reforça que é importante manter atualizado os dados do Cadastro Único ou pesquisar no site do programa se tem direito ao benefício

Entrega do Cartão Comida Boa no CRAS Meliane em Campo Largo, nesta terça-feira (21). Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Entrega do Cartão Comida Boa no CRAS Meliane em Campo Largo, nesta terça-feira (21). Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Estado já entregou aos 399 municípios as 90 mil unidades do Cartão Comida Boa, programa de transferência de renda que destina R$ 80,00 mensais para a compra de itens de necessidade básica a famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social. Agora, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho orienta os beneficiários que, por algum motivo, ainda não utilizaram o seu cartão.

Levantamento da pasta mostra que cerca de 28 mil cartões ainda não foram desbloqueados. Como o desbloqueio é feito automaticamente após a entrega, isso significa que eles não foram retirados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos municípios por mudança de domicílio das famílias, falta de conhecimento sobre o programa ou porque o beneficiário pode estar acamado ou institucionalizado, além de outras questões.

Os cartões começaram a ser entregues em 15 dezembro, com R$ 80,00 já disponíveis para as compras. Uma nova recarga do benefício deve ser feita na próxima terça-feira (25).

“Como é o primeiro mês de pagamento, essa demora para a retirada era esperada. Estamos orientando os usuários e os municípios sobre a importância de manter atualizado o Cadastro Único, que é utilizado como base para o benefício”, explica Bruna Samek, assessora técnica do Departamento de Assistência Social da secretaria.

“Um número expressivo de usuários do Cadastro Único mudou de município e não atualizou seu domicílio. Eles entraram em contato conosco e já solicitamos uma segunda via que está sendo enviada para a cidade correta”, ressalta. “Muitas famílias vão receber agora a segunda via com as duas parcelas, outras pessoas foram atrás de procuração ou atualizaram o nome do beneficiário para que alguém da família possa receber”.

DÚVIDAS  Se alguém tem dúvida se tem ou não direito ao Cartão Comida Boa, pode acessar o site www.justica.pr.gov.br/comidaboa e inserir seu CPF para consultar se está habilitado para receber o benefício. Caso esteja, é só retirar o cartão no Cras mais próximo de sua casa. Esses locais também podem orientar pessoalmente os beneficiários. Em alguns municípios, também está sendo a busca ativa das famílias.

Pelo site, é possível ainda desbloquear o cartão, caso o usuário ainda não tenha feito isso. Basta clicar no link disponível na página e preencher os campos com o número do CPF e do cartão que recebeu.

O benefício é voltado a famílias em situação de pobreza (renda familiar mensal, per capita, entre R$ 100 e R$ 200) ou extrema pobreza (renda familiar mensal, per capita, de até R$ 100), que não são atendidas pelo Auxílio Brasil, do governo federal. “O Cartão Comida Boa é um programa criado pelo Governo do Paraná durante a pandemia da Covid-19 e tornado permanente, através de lei estadual, com objetivo de garantir socorro alimentar às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social”, afirma o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho.

Além disso, também é importante se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal (confira AQUI). Além do Comida Boa, ele dá acesso a vários programas sociais dos governos federal, estadual e municipais.

No Paraná, por exemplo, é possível participar dos programas Energia Solidária e Água Solidária, que dá descontos nas tarifas de luz e água, respectivamente.

COMPRAS  As famílias que já estão com seu cartão em mãos estão ajudando a movimentar os comércio locais. Até o momento, foram gastos cerca de R$ 4,5 milhões em compras de alimentos, produtos de higiene e limpeza e outros itens de necessidade básica. As compras podem ser feitas em qualquer estabelecimento comercial cadastrado no programa.

Podem participar estabelecimentos de qualquer porte, como pequenos comércios locais, mercearias e mercados. Os próprios usuários podem indicar os estabelecimentos próximos à sua casa, através do site da empresa Greencard, que administra o cartão do programa; pelo WhatsApp (51) 99796-5759; pelo telefone (51) 3226-8999 ou pelo e-mail [email protected]

(AEN)