Cotidiano

Estado cede professores até para órgão de obras públicas

RIO – Até setembro do ano passado, a rede estadual de Educação tinha 424 professores cedidos, atuando fora das salas de aula. O levantamento é do Ministério Público, que apura a cessão de docentes para órgãos como a Empresa de Obras Públicas (Emop) e para secretarias municipais de Educação das cidades fluminenses, entre outros órgãos públicos.

Uma das queixas de alunos que ocupam escolas estaduais é a falta de professores. Alguns relatam que turmas chegam a ficar seis meses sem docentes de algumas matérias. A investigação do MP sobre professores cedidos foi aberta em 2011. O Ministério Público e a Secretaria estadual de Educação combinaram que a pasta forneceria dados atualizados sobre professores cedidos e sobre sua atuação nos respectivos órgãos em reunião no último dia 12, mas a pasta pediu prorrogação do prazo em 15 dias.

O MP quer saber também se esses docentes acumulam salários e quem é o órgão responsável por cada pagamento.

De acordo com o ex-secretário de Educação do Rio, Antonio Neto, o déficit de professores na rede estadual chegava a até 700 professores em janeiro deste ano, quando concedeu entrevista ao GLOBO. Neto afirmou ainda que a deficiência chegou a abarcar 12 mil docentes. A rede pública estadual tem 697.160 alunos distribuídos em 1.285 escolas, segundo dados mais recente informado pela secretaria.