Esportes

Esportes: “Efeito casa” domina abertura da Liga

Cascavel Futsal quer manter a Neva como o caldeirão

Esportes: “Efeito casa” domina abertura da Liga

 

Cascavel – As declarações de jogadores e comissão técnica do Cascavel Futsal sobre a importância dos jogos em casa para uma boa campanha nas competições foi confirmada com os resultados da primeira rodada da Liga Futsal, encerrada na última segunda-feira. Dos 11 jogos disputadas, apenas dois tiveram vitórias dos visitantes – Pato e Corinthians foram os autores da façanha.

Nas outras nove partidas, os times que jogaram em seus ginásios garantiram os três pontos, com um total de 49 gols marcados e sem empates registrados.  A vitória do Joinville sobre o Blumenau, por 7 a 2, foi a maior goleada, e teve o mesmo número de gols da vitória do São José sobre o Minas, por 5 a 4.  Aliás, a diferença de um gol foi verificada em três jogos, demonstrando que a competição tem tudo para ser equilibrada.

A partir de hoje acontecem os jogos da segunda rodada, com Marreco e Taubaté. A partir de sexta-feira jogam Minas x Tubarão, Jaraguá x Magnus, Corinthians x Marechal, Umuarama x Cascavel, Santo André x ACBF, Blumenau x Foz Cataratas, Atlântico x São José, Assoeva x Joaçaba, Praia Clube x Campo Mourão e Pato x Joinville.

 

Crédito: Neto Cajaíba

+++

 

Abasmavel começa com placares “bem folgados”

Cascavel – A primeira rodada da Liga Abasmavel registrou placares folgados em grande parte dos jogos disputados no último fim de semana. A menor diferença registrada foi na partida entre Cafelândia e Moinho Campo Dourado, 50×44. Já a maior diferença foi na vitória do Colégio Cristo Rei sobre o Dirty Monkey, por 60 a 31. Nas demais partidas os resultados foram: Javalis Toledo 60×41 Medianeira, Assis Chateaubriand 32×45 Diferral, Operário Cascavel 50×72 Black Sox e Corbélia 40×60 Cascavel 8’Ers.
A próxima rodada será disputada sábado e domingo no Ginásio Eduardo Luvison.

 

+++

 

Troféu Brasil definirá seleção

Rio – A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) divulgou os critérios de convocação para a seleção brasileira de Natação que disputará os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 organizados pela ODESUR que serão realizados em outubro.
Ao todo, serão convocados 28 atletas para a competição (14 homens e 14 mulheres), apenas em provas individuais e com tempos válidos nas finais A do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil, que será disputado a partir da próxima segunda-feira (4), no Rio de Janeiro.
Os Jogos da Odesur serão realizados entre 2 e 5 de outubro, em Assunção, no Paraguai.

 

+++

 

Brasileira é Top30 no tênis de mesa

São Paulo – Bruna Takahashi é a primeira brasileira da História a entrar no grupo das 30 melhores atletas de tênis de mesa do mundo. O feito foi alcançado nesta terça-feira (29) após a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgar o ranking com a brasileira na 30ª posição, um lugar acima da lista anterior. Além de Bruna Takahashi, outro destaque do ranking mundial divulgado pela ITTF foi o retorno de Hugo Calderano ao posto de terceiro melhor atleta do mundo. O carioca soma 4.983 pontos e está atrás apenas dos chineses Fan Zhendong (10.598 pontos) e Ma Long (6.804 pontos). Com a subida do brasileiro, o mesa-tenista da China, Liang Jingkun, ocupa a quarta posição.

Foto: Jonne Roriz/COB

 

+++++

 

Brasil mira título inédito na Copa de Futebol de paralisados cerebrais

São Paulo – A Copa do Mundo do Catar não será a única competição intercontinental de futebol com participação brasileira em 2022. Entre 27 de abril e 16 de maio, a cidade de Salou (Espanha) recebe o Mundial de Futebol de paralisados cerebrais (PC) – que antigamente era chamado de futebol de sete paralímpico. Vice-campeão em 2003 e 2013, o Brasil busca um título inédito.

“Nós sempre temos quatro seleções brigando: Ucrânia, Rússia, Brasil e Irã, que é uma equipe que sempre incomoda muito, mas existem outros times se preparando há muito tempo, mesmo em meio à pandemia [da Covid-19], como Estados Unidos, Argentina e Inglaterra. Então, é uma incógnita. Fora a preparação que vem sendo feita a longo prazo, tem as renovações nas seleções, o que não foge ao Brasil, então é sempre uma surpresa”, afirmou o técnico Paulo Cabral.

A seleção esteve reunida no Centro de Treinamento Paralímpico entre os dias 13 e 23 de março, para o último encontro antes da convocação definitiva, divulgada na última sexta-feira (25). Dos 20 atletas que estiveram nas atividades em São Paulo, 14 foram chamados por Cabral.

“Estou muito feliz, com expectativa alta. É muito trabalho, treino, empenho, praticando o que gosto. Foi minha primeira convocação. Muitas pessoas não conhecem o futebol de PC, então [disputar] uma Copa é muito significativo, pois Deus fez o mundo não só para o convencional, mas para pessoas com deficiência também”, comemorou Ângelo Matheus, um dos convocados para o Mundial, que nasceu com paralisia cerebral, devido à falta de oxigenação no parto.

No sorteio das chaves, o Brasil caiu no Grupo B ao lado de Irlanda, Tailândia e Alemanha. Dos quatro favoritos apontados pelo treinador, somente a Rússia, atual campeã, está fora da Copa, suspensa pela Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, na sigla em inglês) devido à ação militar na Ucrânia – que, aliás, é o país mais vencedor da modalidade, com seis títulos mundiais.

Na última edição, em 2019, também disputada na Espanha, mas em Sevilha, os brasileiros ficaram na terceira posição, repetindo as campanhas de 1998, 2001 e 2015. Oito jogadores chamados para o Mundial de Salou fizeram parte da equipe nacional há três anos.

“Foi uma experiência muito emocionante. Uma batalha com o Irã [nas quartas de final, com vitória brasileira por 2 a 1, na prorrogação], mas nossa equipe veio fechadinha e conseguiu conquistar o terceiro lugar. O objetivo desta vez é melhorarmos e subirmos no primeiro lugar do pódio”, destacou Jefferson Aparecido, remanescente da campanha anterior, que tem ataxia, um tipo de paralisia que afeta movimentos, audição e voz.

 

Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB

 

Maringá e Coxa abrem final do Estadual

Maringá – Com a carga máxima de ingressos esgotada em poucas horas, o Estádio Willie Davids receberá mais de 12 mil torcedores para a primeira partida da final do Campeonato Paranaense entre Maringá e Coritiba. A partida da volta acontece domingo, na capital.

Depois de oito anos sem disputar o título, ainda sob o nome de Grêmio Maringá, a cidade do norte se empolgou com os resultados conquistados desde a primeira fase e vive uma enorme expectativa de garantir o título. Neste ano, o Maringá está invicto em casa, e nenhum adversário balançou as redes no WD. A última conquista estadual de um time de Maringá foi em 1977, curiosamente, em uma final diante do Coritiba. Antes, as conquistas tinham acontecido em 1963 e 1964.

Habituado às finais, o Coritiba vai em busca de seu 39º título estadual. O técnico alviverde Gustavo Morínigo concluiu a preparação para o primeiro jogo da decisão em Maringá. Os principais desfalques são o zagueiro Henrique e o volante Willian Farias, que estão suspensos. Por outro lado, o zagueiro Guillermo de los Santos e do volante Matheus Sales foram relacionados para a final.

“Eles têm uma grande qualidade, estão invictos em Maringá. É uma decisão de 180 minutos, temos que ser inteligentes, fazer jogos estratégicos. Estamos prontos e preparados para buscar essas vitórias”, afirmou o goleiro Muralha, considerado um dos destaques nas semifinais.

Treino noturno fechou preparação do Maringá

Crédito: Fernando Teramatsu

+++

 

Cascavel e Toledo fazem amistoso na sexta-feira

Cascavel – Dois times em preparação e com pontos a serem ajustados para as próximas competições. Na próxima sexta-feira, 20 horas, no Estádio 14 de Dezembro, Toledo e FC Cascavel realizam o que pode ser a última chance para os técnicos corrigirem questões táticas.
O Toledo tem estreia marcada na Divisão de Acesso do futebol paranaense para o dia 10 de abril, jogando em casa contra o Verê. Na última semana o Toledo venceu a seleção de Bragantina, por 2 a 1. Já o FC Cascavel vai estrear na Série D do futebol brasileiro contra o Próspera, no dia 17 de abril.

 

+++

 

Fla-Flu pra decidir o Carioca

Rio de Janeiro – Nesta quarta-feira, Fluminense e Flamengo se enfrentam pelo primeiro jogo da final no Campeonato Carioca de 2022. A bola vai rolar a partir das 21h40 (horário de Brasília) e terá o Estádio do Maracanã como palco do confronto. O jogo 2 das finais está previsto para ocorrer no próximo sábado.
O Fla-Flu pode render a primeira vitória da esquadra de Abel Braga sobre os rivais clássicos em confronto decisivo no estadual após 27 anos. Jogadores, técnico e diretores do Flamengo não escondem que o grande objetivo dos próximos dias é a conquista do inédito tetracampeonato carioca. Mas a decisão estadual também abre uma possibilidade no campo da rivalidade. O clube rubro-negro pode pela terceira vez seguida emplacar um tri sobre um rival. De 1999 a 2001, foram vitórias sobre o Vasco em decisões. Entre 2007 e 2009, o Botafogo foi o vice-campeão.

 

++++

 

São Paulo quer manter vantagem no clássico

São Paulo – Com ampla vantagem nos retrospectos diante o rival, o São Paulo recebe o Palmeiras na primeira partida da final do Campeonato Paulista. Os times entram em campo às 21h40, no Morumbi.  Em confrontos eliminatórios, são 14 vitórias do São Paulo e quatro do Palmeiras. Porém, a última vitória foi alviverde, nas semifinais da Libertadores de 2021. Em finais do Paulistão é, apenas, a terceira vez que os times se enfrentam, com o São Paulo tendo saído vitorioso em 1992 e 2021.

Gabriel Sara, Arboleda e Rafinha são as dúvidas de Rogério Ceni. O lateral sentiu desconforto muscular no último domingo, enquanto Arboleda jogou ontem pela seleção do Equador e encara esquema especial de viagem para estar disponível hoje. Sara é o menos provável, já que se recupera de lesão há três semanas.

Abel Braga aguarda a confirmação do goleiro Weverton, cortado da seleção brasileira mas que treinou em separado ontem. Hoje, dia do jogo, o time faz um último treino tático na parte da manhã. O provável Palmeiras terá Uma provável escalação do Palmeiras para o jogo é Marcelo Lomba (Weverton), Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Danilo), Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony.

 

+++

 

Grêmio contrata lateral

Porto Alegre – O Grêmio oficializou a contratação de Rodrigo Ferreira nesta terça-feira, no dia em que o jogador completa 27 anos. O lateral-direito é mais um reforço do clube para a disputa da Série B e chega por empréstimo até o final do ano após se destacar no Campeonato Paulista pelo Mirassol.
O reforço está desde a semana passada em Porto Alegre e já participou do treino desta terça-feira com o restante do elenco. Ele é conhecido pela força física e a presença ativa no campo de ataque.
Antes de jogar pelo Mirassol, eliminando o próprio Grêmio na Copa do Brasil, o jogador teve passagens por Batatais-SP, Mogi-Mirim-SP, Cuiabá-MT, Guarani-SC, Ituano-SP, Marcílio Dias-SC, Brasil de Pelotas-RS e Botafogo de Ribeirão Preto.