Cotidiano

Especialistas dizem que Trump não tem provas para falar em fraude eleitoral

WASHINGTON ? A denúncia, sem evidências, de fraude no sistema eleitoral americano, feira no domingo pelo presidente eleito, Donald Trump, foi criticada por analistas, que chamaram as acusações de superficiais. Trump usou o Twitter no domingo para justificar sua derrota no voto popular ? ele teve pelo menos 2 milhões de votos a menos que a adversária democrata, Hillary Clinton. Os tuítes, que afirmam que milhões de pessoas votaram ilegalmente, indicam a primeira vez que um presidente eleito critica o sistema eleitoral dos EUA.

Uma fonte próxima ao presidente eleito disse que Trump genuinamente acredita ?que o establishment democrata vai tentar roubar? a sua vitória. No sábado, a equipe jurídica de Hillary disse que concordou em participar de uma recontagem dos votos em Wisconsin depois que a comissão eleitoral do estado aprovou uma solicitação da candidata do Partido Verde, Jill Stein ? que Trump chamou de ?ridícula?.

?Além de vencer no Colégio Eleitoral de lavada, venci a votação popular se você deduzir as milhões de pessoas que votaram ilegalmente?, escreveu o republicano.

Horas depois, o republicano acrescentou mais detalhes, mas novamente sem qualquer evidência: ?Fraude eleitoral séria na Virgínia, Nova Hampshire e Califórnia. Por que a mídia não reporta sobre isso? Preconceito grave ? grande problema!?.

Especialistas em direito eleitoral rapidamente rejeitaram as declarações e se mostraram preocupados com o fato de, mesmo eleito, Trump continue a repetir conspirações não comprovadas, geralmente perpetuadas pela extrema-direita. As reivindicações de fraude ganharam força depois que o site Infowars publicou um artigo, no dia 14, que afirmava que ?3 milhões de votos foram de estrangeiros ilegais?.

? Não há razão para acreditar que isso seja verdade ? afirmou ao site ?Político? Rick Hasen, professor especializado em direito eleitoral na Universidade da Califórnia. ? O nível de fraude nas eleições nos EUA é bastante baixo.

David Becker, diretor executivo do Centro de Inovação Eleitoral e ex-advogado da Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça, concordou que uma fraude generalizada era improvável.

? Sabemos historicamente que isso quase nunca acontece. É mais provável que você seja comido por um tubarão e, simultaneamente, seja atingido por um raio, do que encontrar um ilegal votando.

No Twitter, Trump já havia mencionado Hillary para se referir à necessidade de respeitar o processo eleitoral e chamou a recontagem de algo ?triste?. A vantagem da democrata deve chegar a mais de 2,5 milhões, já que as urnas de estados populosos, como a Califórnia, ainda estão sendo computadas.

A ex-diretora de campanha e assessora de Trump Kellyanne Conway insinuou que, se a equipe de Hillary pressionar para fazer a recontagem, Trump poderá reconsiderar sua promessa de não processá-la por usar um servidor privado de e-mails quando era secretária de Estado.