Cotidiano

Esforço concentrado do TSE faz crescer expectativa

O relator do recurso, ministro Herman Benjamin, já deu seu voto e pediu para a marcação do julgamento pelo Pleno

Foz do Iguaçu – A decisão do presidente Gilmar Mendes de convocar três sessões extraordinárias do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o fim deste mês elevou a temperatura política em Foz do Iguaçu, que aguarda a decisão definitiva da corte sobre o resultado da eleição municipal de 2 de outubro.

Foram convocadas sessões para dias 16, 23 e 30, sempre com início às 19h, para dar celeridade ao julgamento de todos os processos eleitorais pendentes e determinar se o pleito de pouco mais de um mês atrás foi válido (e, neste caso, homologar o resultado) ou se será é necessária a convocação de nova eleição para escolha dos futuros prefeitos.

No caso de Foz, o que será julgado – provavelmente na próxima semana – é o recurso do candidato a prefeito Paulo Mac Donald (PDT), que teve sua candidatura impugnada pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e mesmo assim venceu a disputa. O relator do recurso, ministro Herman Benjamin, já deu seu voto e pediu para a marcação do julgamento pelo Pleno.

PARECER CONTRÁRIO

O Ministério Público Eleitoral, no seu parecer, concordou com a sentença do TRE-PR, que negou o registro da candidatura de Mac Donald. O MPE também entendeu que o resultado da eleição de 2 de outubro deve ser mantido, garantindo a diplomação e posse do segundo colocado, deputado Chico Brasileiro (PSD). A palavra final, no entanto, será dos ministros do TSE.