Cotidiano

Escolas mais Humanizadas

NRE Cascavel é finalista do prêmio Sesi ODS

Cascavel – Projeto desenvolvido pelo NRE (Núcleo Regional da Educação) de Cascavel que tem como objetivo promover a cultura da paz, a convivência coletiva e a solução amigável de conflitos no ambiente escolar está entre os finalistas do prêmio do Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2017 (Sesi ODS) na categoria Setor Público. Além da Regional da Educação, outros quatro projetos estaduais estão entre os finalistas.

A cerimônia de premiação será em 17 de outubro durante Congresso Sesi ODS, em Curitiba.

O NRE de Cascavel foi selecionado pelo projeto Escolas Mais Humanizadas. A ação consiste na oferta de Formação Continuada em Fundamentos da Justiça Restaurativa e Práticas em Justiça Restaurativa para professores e estudantes que trabalham a solução pacífica de conflitos e convivência coletiva visando à minimização da violência no âmbito escolar.

As coordenadoras do Projeto de Justiça Restaurativa, Marli Timm Vanelli e Vera Lucia Dick, comentam que as práticas restaurativas contribuem para a minimização da violência no âmbito escolar.

Turmas são formadas com professores, funcionários de escolas, pais e alunos, os quais participam de círculos para ampliar saberes a respeito das formas de lidar com situações de conflito, buscando promover um ambiente mais acolhedor, propício para a ampliação do conhecimento. “Ao ouvir sobre novas ideias e perceber novos exemplos, os envolvidos se estimulam e se envolvem com o trabalho restaurativo”.

O trabalho conta com o apoio de ONGs (Organizações Não Governamentais) do próprio Município. É desenvolvido atualmente nos Colégios estaduais Marcos Claudio Schuster e Mário Quintana, ambos em Cascavel, e deve ser expandido gradativamente para as demais escolas pertencentes ao Núcleo de Educação.

A chefe do NRE, Inez Dalavechia, destacou que o foco do trabalho está no cuidado com o ser humano, na convivência pacífica e no resgate da autoestima. “O principal objetivo desse trabalho é promover a cultura de paz, a solução pacífica de conflitos e o perdão entre as partes envolvidas. Acreditamos que é preciso desenvolver políticas educacionais de conscientização com foco no ser humano para transformar a nossa sociedade”.

Outras finalistas

Também são finalistas do prêmio Sesi ODS, na mesma categoria: a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), com o projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa; a Secretaria Estadual de Saúde (1ª Regional Litoral), com o projeto Conscientização e controles de doenças transmitidas por vetores; e o Tribunal de Justiça do Paraná, pelo trabalho Circulando Relacionamentos.