Cotidiano

Escolas estaduais recebem primeira remessa de merenda

Começaram a ser entregues, às 2,1 mil escolas da rede pública estadual, 18 itens de alimentos não perecíveis que integram a merenda escolar. As escolas também estão recebendo carne de frango. Juntos, todos os itens totalizam cerca de 1,5 mil toneladas. Esta é a primeira remessa do ano. Em seguida, as escolas receberão também os alimentos oriundos da agricultura familiar.

Para 2017, o Governo do Paraná destinará cerca de R$ 100 milhões para a aquisição de alimentos da merenda. O investimento é parte do Programa Estadual de Alimentação Escolar, que prevê refeições com cardápio diversificado, de forma que os estudantes tenham todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Durante o ano letivo, as unidades escolares devem receber entre quatro e cinco remessas de alimentos não perecíveis e seis remessas de carnes (frango, pernil de porco, filé de peixe e carne bovina). Também serão feitas 10 entregas de ovos.

Nesta primeira entrega, as escolas estão recebendo alimentos não perecíveis como macarrão, arroz, feijão, achocolatado, além de peito de frango.

VARIEDADE – A lista de alimentos entregues anualmente às escolas contempla mais de 150 itens, divididos em três grupos: produtos não perecíveis, entregues entre quatro e cinco vezes por ano; alimentos congelados (carnes e peixes), entregues a cada 15 dias; e os alimentos da agricultura familiar, que são encaminhados semanalmente às escolas, por serem perecíveis.

Os alimentos oriundos da agricultura familiar compreendem 12 grupos que incluem frutas, hortaliças e pinhão, legumes, tubérculos, temperos, leite, lácteos (queijos, iogurte entre outros), panificados, carnes, sucos, complementos (geleia e doces), feijões e cereal.

CAPACITAÇÃO – A Secretaria de Estado da Educação também vai ofertar dois cursos de capacitação para merendeiras e merendeiros na modalidade à distância, com certificado reconhecido para avanço no plano de carreira conforme o item três do programa Minha Escola Tem Ação (META), que determina a oferta da formação continuada a todos os profissionais da educação. “Além de garantir alimentos variados, vamos ofertar a capacitação para que os profissionais que atuam nas cozinhas escolares elaborem cardápios e preparem pratos saborosos e nutritivos que atendam os hábitos alimentares dos alunos”, disse a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Andrea Bruginski.

QUALIDADE – O diretor auxiliar Marcello Monteiro, do Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba, lembrou os avanços de qualidade da merenda escolar servida na rede estadual nos últimos anos. “A merenda melhorou muito nos últimos anos, tanto é que hoje servimos até 1,5 mil refeições diárias e os alunos adoram porque a merenda é variada e nutritiva”, afirma.

O colégio atende 2,3 mil estudantes do ensino fundamental, médio e técnico. Segundo Monteiro, muitos alunos vão direto do trabalho para a escola, por isso a merenda servida no período noturno é um pouco mais reforçada. “Servimos uma janta com arroz, feijão, carnes e saladas porque entendemos que muitos alunos chegam direto do trabalho e precisam de uma alimentação mais reforçada”, contou Monteiro.

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 15 deste mês e terminam no dia 20 de dezembro.