Cotidiano

ES cancela carnaval em 16 cidades por temer violência após greve da PM

INFOCHPDPICT000064818502VITÓRIA – Pelo menos 16 prefeituras do Espírito Santo cancelaram o carnaval deste ano por temer graves consequências provocadas pela crise na segurança pública: Piúma, Muqui, Guaçuí, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Alegre, Irupi, Divino São Lourenço, Presidente Kennedy, Alfredo Chaves, Itapemirim, Santa Leopoldina e Domingos Martins.

Cerca de 3.400 homens do Exército, Marinha, Aeronátuica e Força Nacional de Segurança permanecem no estado, mesmo com o retorno gradativo de policiais militares que entraram em greve há 15 dias.

O governador Paulo Hartung determinou que a Polícia Civil investigue ameaças sofridas pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social André Garcia e por seus familiares. As investigações serão feitas pela Delegacia de Crimes Eletrônicos. Hartung também comunicou o fato à Presidência da República, por meio do ministro interino da Justiça, José Levi Mello do Amaral Júnior, e pediu ajuda da Polícia Federal nas investigações.

“O Governo do Estado reitera sua confiança e apoio ao trabalho exercido pelo secretário André Garcia e repudia o fato de que atitudes criminosas, realizadas por um pequeno grupo que ainda aposta na desordem, sejam utilizadas como estratégia de pressão para atender a interesses corporativistas”, diz o governo, em nota.