Cotidiano

Erundina protesta por não participar de debate na TV

SÃO PAULO – Candidata do PSOL à prefeitura de São Paulo, a deputada Luíza Erundina lidera um protesto na noite desta segunda-feira na porta da Rede Bandeirantes, na capital paulista, onde acontecerá às 22h15 o primeiro debate entre os candidatos a prefeito. Ela foi impedida pela Justiça Eleitoral de participar do confronto.

Com cachecol e guarda-chuva, Erundina estava em cima de um carro de som acompanhada do candidato a vice, deputado Ivan Valente (PSOL). “Democracia eu quero ver a Erundina nos debates na TV”, cantavam cerca de 200 militantes.

Dirigentes do PSOL prometeram fazer novos protestos se a deputada for impedida de participar dos próximos debates.

A nova lei eleitoral diz que estão aptos a participar de debates os candidatos de partidos com mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados, ao menos que dois terços dos demais adversários concorde com a inclusão de alguém não contemplado pela exigência mínima. Entretanto, Erundina não conseguiu o apoio mínimo entre seus oponentes. O PSOL tem seis representantes na Câmara.

Confirmaram presença no debate nesta noite a senadora Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB). Até as 19 horas, o líder nas pesquisas de intenção de voto, Celso Russomanno (PRB), não havia garantido participação.

Erundina foi prefeita de São Paulo entre 1989 a 1993 e tem cerca de 10% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada em 15 de julho.