Cotidiano

Erundina estuda passe livre progressivo no transporte de São Paulo

SÃO PAULO – A candidata a prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) defendeu nesta sexta-feira a implementação progressiva da gratuidade no transporte público da cidade, principal reivindicação do Movimento Passe Livre (MPL), que levou milhares de pessoas às ruas em 2013.

A ideia é vista como uma forma de se aproximar e crescer entre o público jovem, principal base eleitoral do PSOL, em que ela é pouco conhecida. Pesquisa Datafolha divulgada no mês passado mostrou que Erundina, de 81 anos, é mais popular entre pessoas com mais de 60 anos.

Quando comandou a capital paulista pelo PT Erundina e o secretário de Transportes, Lucio Gregori, tentaram implementar a tarifa zero nos ônibus da cidade. O projeto fracassou porque ela não teve apoio nem no partido nem na Câmara dos Vereadores, à época composta por maioria oposicionista.

Atualmente, Erundina acredita que o projeto seria viável por causa de uma mudança na Constituição. No final do ano passado o Congresso aprovou uma proposta de Emenda de sua autoria que incluiu o transporte público como um direito constitucional. No entanto, a deputada não explicou como pretende financiar essa proposta durante debate promovido pela Universidade de São Paulo (USP) nesta sexta-feira.

– Se é um direito social é um dever do Estado prover os meios para que esse direito seja respeitado. Nós vamos implantar o passe livre progressivamente começando nos finais de semana para que as pessoas possam acessar parques, cinemas, teatros, bibliotecas – defendeu Erundina.

Pesquisa Datafolha divulgada no mês passado mostrou a deputada em terceiro lugar nas pesquisas, atrás do também deputado Celso Russomanno (PRB), que lidera as intenções de voto, e da senadora Marta Suplicy (PMDB).