Cotidiano

Erro geográfico fez 'Pokémon Go' chegar à Ilha de Páscoa

RIO – Apesar de “Pokémon Go” não ter sido lançado no Chile, moradores da região de Magalhães e da remota Ilha de Páscoa estão conseguindo jogar a nova febre da Nintendo graças a um erro geográfico do aplicativo, que considera que os dois locais fazem parte da Oceania, onde o game já foi liberado.

O game de realidade virtual para smartphone se tornou um sucesso instantâneo após ser lançado, no último dia 6 de julho. Desde então, milhões de pessoas em dezenas de países passaram a andar pelas ruas atrás dos personagens da franquia. Nesta sexta-feira, o jogo foi lançado no Japão. Por outro lado, países como o Brasil e todos os outros da América do Sul ainda aguardam sua vez.

De acordo com o diário chileno “El Mercurio”, de Santiago, é possível acessar o jogo a partir desses locais “porque a Niantic, desenvolvedora do game, considerou esses territórios como parte da Oceania e, portanto, podem acessar os mesmos servidores que usam os jogadores de Austrália e Nova Zelândia, dois dos primeiros países a experimentar a popular novidade”.

Magalhães é a região mais ao Sul do Chile e do mundo. Compreende parte do território Antártico, com população estimada em 170 mil habitantes. A Ilha de Páscoa, por sua vez, fica no meio do Oceano Pacífico, na Polinésia, a uns 3500 quilômetros de distância do continente.

Segundo o “El Mercurio”, o jovem Carlos Ariki, da Ilha de Páscoa, está jogando “Pokémon Go” desde a primeira semana de lançamento. Ele até criou o primeiro ginásio da ilha. Ginásios são os locais do game onde os “treinadores” se encontram com seus pokémons capturados.