Cotidiano

Erro em restauração descaracteriza trecho da Grande Muralha da China

201609220933311587_AP.jpg

PEQUIM ? A Grande Muralha da China, erguida ao longo de mais de um milênio, teve um trecho descaracterizado por um recente projeto de restauração. Autoridades do país admitiram nesta quarta-feira que erros foram cometidos, e abriram investigação para apurar os responsáveis pela obra que cobriu as paredes de pedra com cimento.

A restauração aconteceu entre 2013 e 2014, durante um período de três meses, mas os erros se tornaram públicos apenas nesta semana, quando imagens com o resultado bizarro, que praticamente transformou a Grande Muralha em um calçadão, começaram a circular nas redes sociais do país.

O vice-diretor da Great Wall of China Society, Dong Yaohui, afirmou em entrevista à CNN que o trabalho de restauração realizado foi ?muito ruim?.

? Danificou a aparência original da Grande Muralha e tirou a História das pessoas ? afirmou Yaohui. ? Apesar de o governo local estar bem intencionado e ter tentado restaurar os tijolos da muralha, o resultado foi o oposto.

O trecho danificado cobre cerca de 8 quilômetros, no condado de Suizhong, na província de Liaoning. Esta parte do muro foi construída durante a dinastia Ming, que comandou o país entre 1368 e 1644, e serviu como defesa contra os ataques do Império Mongol.

201609220929311583_AP.jpg

Em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal Xinhua, a Administração Estatal de Patrimônio Cultural informou que irá examinar a veracidade das imagens que estão circulando na internet e, se os danos realmente existirem, irá investigar os responsáveis pela obra.

O órgão do governo confirmou que, na época, os planos de restauração foram aprovados, e que inspetores foram enviados ao local para acompanhamento dos trabalhos de restauração.

Ao diário ?Beijing Times?, o Escritório Provincial de Antiguidades de Liaoning afirmou que ?a verdade é que foi um trabalho de restauração ruim?.

201609220929271582_AP.jpg

Nos últimos anos, o mau estado de conservação da Grande Muralha, um dos principais símbolos do país, se tornou uma preocupação para o público e autoridades. Apenas 8,2% da muralha, finalizada durante a dinastia Ming, se mantém em bom estado, segundo relatório da Great Wall of China Society. A deterioração é provocada principalmente pela erosão e vandalismo, além da falta de conservação.

A Grande Muralha da China, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987, é formada por diversos muros construídos entre o século III a.C. até o fim do século XVII. Ao todo, ela cobre uma distância de aproximadamente 8 mil quilômetros.