Cotidiano

Entidades do setor industrial apoiam nomeação de Parente à Petrobras

m762165.jpg

SÃO PAULO – Entidades que representam diferentes segmentos do setor industrial manifestaram apoio à nomeação do engenheiro Pedro Parente ao cargo de presidente da Petrobras. Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, diz que o fato de Parente combinar ampla experiência na máquina pública e também na iniciativa privado o qualifica para o desafio de dirigir a Petrobras.

parente_1905

? Dado o perfil da Petrobras e das suas relações com acionistas públicos e privados, a escolha não poderia ser melhor. Pela seu amplo conhecimento da máquina pública e do mundo corporativo privado, inclusive em multinacionais, Parente é um nome fora de contestação. Para usar uma imagem do futebol, é um profissional que joga nas 11 posições ? afirma.

Tadini trabalhou com Parente em diferentes ocasiões. Primeiro, em 1986, na criação do Tesouro Nacional sob a gestão de Dilson Funaro no Ministério da Fazenda. No início dos anos 1990, foi diretor de Infraestrutura e Planejamento do BNDES, enquanto Parente era Secretário de Planejamento do governo federal.

? É realmente uma pessoa com estatura para o tamanho do desafio que a empresa enfrenta ? sustenta.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Firjan) afirmou que a Petrobras agora ?não podia estar em melhores mãos?. Segundo a entidade, a confirmação de Parente na Presidência é um ?passo decisivo? para a recuperação da estatal.

?Seus atributos éticos irretocáveis enquanto homem público, somados a sua experiência de grande êxito no universo corporativo, como CEO da Bunge Brasil, devem ser encarados como um símbolo da preocupação do novo Governo com a reestruturação negocial e moral de uma companhia que sempre foi motivo de orgulho para os brasileiros?, aponta a Firjan.