Cotidiano

Engenheiro da Volks é processado nos EUA por alteração de motores

2015 851920126-20150923144101819ap.jpg_20150923.jpg

RIO – Um engenheiro da Volkswagen, James Liang, foi processado nesta sexta-feira nos Estados Unidos, acusado de estar diretamente envolvido no desenvolvimento do software que permitiu ao grupo alemão alterar os dados de emissões e driblar as normas ambientais, informou à AFP uma fonte próxima ao caso.

Liang estava em Wolfsburg, na Alemanha, onde fica a sede da Volkswagen, segundo a intimação do estado de Nova York apresentada em julho.

De acordo com a fonte que pediu anonimato, ele teria se declarado culpado e aceita colaborar com as autoridades americanas que realizam a investigação penal contra a Volkswagen.

O engenheiro foi depois transferido para a Califórnia, a fim de integrar a equipe da VW encarregada de preparar e testar os veículos a diesel que o grupo planejava comercializar em território americano. Essa equipe foi também a que deu garantias de que os veículos estariam de acordo com as normas sobre emissões, apontam os documentos.

?Quando trabalhava no desenvolvimento do (motor a) diesel, Liang integrava a equipe de engenheiros que desenhou o motor (adulterado) +EA 189+ concebido para cumprir as novas regras draconianas americanas em termos de emissões de veículos a diesel?, diz a ata do processo.

O objetivo ?desta conspiração era que Liang e seus coconspiradores se enriquecessem e enriquecessem ilegalmente a VW?, afirmam as autoridades americanas.

James Liang se declarou culpado nesta sexta-feira diante de um juiz de um tribunal de Detroit (Michigan, norte) para evitar um julgamento. Em troca, cooperará com as autoridades americanas que acompanham uma investigação penal contra a Volkswagen.