Cotidiano

Enem pode ser cancelado em escolas ocupadas

2015102537578.jpg BRASÍLIA ? O Ministério da Educação pode cancelar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos locais de aplicação da prova que estão ocupados por estudantes em todo o país. O ministro Mendonça Filho afirmou nesta quarta-feira que a pasta vai aguardar até o dia 31 deste mês a saída dos alunos desses prédios. Se isso não ocorrer, a prova será cancelada e feita em outra data para os candidatos atingidos.

Segundo o MEC, dos 16.476 locais de prova em todo o país, 181 estão ocupados. Isso ocorre em 82 municípios de 11 estados. Mais de 95 mil estudantes farão a prova nos dias 5 e 6 de novembro. A maior parte das escolas (cerca de 80%) está no Paraná, que enfrenta uma greve de professores.

? Eu apelo aos estudantes para que deixem os outros fazerem o Enem. Eu peço que esse estudantes se retirem até o dia 31 de outubro. Se não tiverem saído, vamos cancelar o Enem nessas escolas. O que o MEC está fazendo de concreto é apelar ao bom senso ? disse Mendonça.

A nova data para a realização da prova ainda não foi definido, mas vai ocorrer antes da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os estudantes para universidades públicas. Uma das principais razões das ocupações é a medida provisória da reforma do ensino média editada pelo governo.
? O protesto não pode impedir um colega de se submeter a fazer a prova, que extrapola o direito do protesto e elimina a possibilidade de um cidadão fazer a prova ? afirmou o ministro.

De acordo com o Ministério da Educação, são elaborados relatórios diários com a situação de cada escola onde haverá Enem, para garantir a realização da prova.
Os cartões de confirmação de inscrição com o local de prova foi divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira.

O sistema de consulta ao cartão está disponível na página do Ministério da Educação na internet. Além do local de prova, o cartão contém o número de inscrição; a data e hora das provas; opção de língua estrangeira; solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso; além da indicação do atendimento especializado ou específico, se houver sido solicitado pelo participante.

As informações estão disponíveis pelo site http://enem.inep.gov.br/participante. O Ministério da Educação também enviará e-mail aos inscritos. Assim como no ano passado, o cartão não será enviado pelos Correios e caberá ao estudante acessá-lo pela internet.

*Estagiário, sob supervisão de Francisco Leali