Cotidiano

Empresários querem cassação de mais vereadores

Campanha de moralização da política conta com a participação da Acifi, subseção da OAB e Observatório Social

Foz do Iguaçu – A busca pela moralização da política em Foz do Iguaçu, depois dos recentes episódios envolvendo a cassação de cinco vereadores arrolados na 5ª fase da Operação Pecúlio, a Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), pede agora providências do Legislativo para cassar mais três vereadores. A informação foi confirmada pelo presidente da Acifi, arquiteto Leandro Costa.

O pedido de cassação feito pela Acifi à Câmara de Vereadores é contra os vereadores Beni Rodrigues e Anderson de Andrade, também investigados pela Operação Pecúlio, da Polícia Federal. A classe empresarial também aponta o nome do vereador Protetor Jorge, julgado e condenado em segunda instância por conta de uma contratação irregular, na época em que exercia o cargo de diretor da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu. A alegação da Acifi é de que os vereadores citados acima respondem pelos mesmos crimes praticados pelos cinco vereadores cassados no sábado, contra a ética e a moral do Legislativo de Foz do Iguaçu.

Beni Rodrigues e Anderson Andrade não quiseram comentar a mobilização da Acifi. Já o vereador Protetor Jorge, ficará ausente da Câmara por cinco sessões. Ele justifica o afastamento alegando problemas de saúde.

O presidente da Acifi, Leandro Costa, disse que pretende articular um encontro com os vereadores para apresentar as principais demandas da classe empresarial e sugestões em torno do assunto.

A Acifi aproveitará a oportunidade para cobrar da Câmara o corte de assessores, passando de quatro para dois assessores, além da redução salarial em 50% destes contratados, como forma de minimizar o impacto dos salários pagos e estes servidores na folha de pagamento do Legislativo. Dentro do Portal da Transparência, os empresários pedem a divulgação de prestação de contas mensal por parte dos vereadores. “Algumas melhorias no Portal da Transparência já foram feitas atendendo o clamor das entidades organizadas de Foz”, enfatizou Leandro Costa. “Vamos cobrar medidas enérgicas para que situações como essa não voltem a conturbar e prejudicar o andamento dos trabalhos na Câmara de Foz”, destacou.

A campanha de moralização denominada “Basta de vergonha”, tem o respaldo da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Observatório Social.

Leandro Costa cita ainda que foram protocolados pedidos para o atendimento de quatro demandas urgentes. A primeira delas, teve resultados, como a abertura de comissão processante culminando com a cassação dos vereadores Anice Gazzaoui, Edílio Dall’Agnol, Darci Siqueira, Luiz Queiroga e Rudinei de Moura por quebra de decoro.