Cotidiano

Empresa já sabia dos problemas em obras do PDI na Avenida Brasil

Faltando pouco mais de dois meses para o prazo do contrato firmado entre a Prefeitura de Cascavel e a Paulitec vencer, a Secretaria de Obras está fazendo um levantamento dos reparos que serão necessários em todo trecho das obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) na via, que apesar de liberado, ainda não foi entregue oficialmente.

Os problemas foram apontados pelo prefeito Leonaldo Paranhos durante uma vistoria há poucos, dias que contou com a participação de secretários, vereadores, empresários, entre outros órgãos civis organizados e um representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), instituição que financia a obra.

Segundo a Secretaria, a empresa responsável pela revitalização da avenida, a Paulitec, já havia sido comunicada anteriormente sobre as diversas inconformidades do projeto inicial.

Questionados sobre o que será feito a partir de então, a Secretaria informou que está sendo feito um levantamento quadra a quadra de toda extensão da obra e que muitos problemas já estão sendo resolvidos. Ainda sobre os defeitos, a Secretaria de Obras destaca que a Paulitec deverá fazer o reparo e que a empreiteira já sabia de todos os problemas apresentados no trecho em questão.

A vistoria foi feita na parte que compreende a Avenida Barão do Rio Branco até a Catedral Nossa Senhora Aparecida. Dentre os problemas encontrados pela comitiva estão rachaduras na pista de ciclovia, que estaria desmanchando em alguns pontos; o plantio da grama foi feito sem fazer uma proteção para que ela não adentrasse nas pistas, tanto de ciclismo quanto de caminhada; a instalação de uma lombo-faixa em frente à Catedral, no sentido leste-oeste, para a travessia de pedestres, porém na outra faixa, que vai sentido oeste-leste, ela não existe.

O O Parahná questionou o Município sobre a prorrogação do contrato com a Paulitec, já que o prazo inicial para o término das obras é abril deste ano no caso específico da Avenida Brasil, mas a Secretaria de Obras disse que não há previsão nenhuma para prorrogação.